Rio Ita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rio Ita Ltda.
Rioita.jpg
Tipo Privada
Fundação 1954
Sede São Gonçalo,Brasil Brasil
Áreas servidas São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Caxias, Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim, Saquarema, Araruama, entre outros.
Empregados 4.000
Indústria Transportes
Produtos Transporte Urbano de Passageiros e fretamento.
Subsidiária(s) Expresso Rio de Janeiro, Auto Ônibus Fagundes, Viação Tanguaense (extinta), Lev Fretamentos, Expresso Tanguá e Transturismo Rio Minho.
Website http://www.rioita.com.br/
Significado da sigla Rio-Itaperuna

A Rio Ita[1] [2] é uma empresa de ônibus brasileira com sede no município de São Gonçalo-RJ. É uma das empresas do Grupo Rio Ita, que administra outras viações como Expresso Rio de Janeiro, Auto Ônibus Fagundes, Viação Tanguaense (extinta), Lev Fretamentos, Expresso Tanguá e Transturismo Rio Minho.


Atividades[editar | editar código-fonte]

Sendo uma das maiores empresas do Estado, a Rio Ita está situada na cidade de São Gonçalo, sua principal Unidade de Negócio. Sua atividade desenvolve-se no Leste Fluminense e Grande Rio, atendendo cidades como: Niterói, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Caxias, Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim, Saquarema, Araruama e adjacências, gerando diretamente cerca de 4000 empregos. A empresa nasceu na cidade de Miracema operando itinerários entre a cidade e o Rio de Janeiro mas fazia o itinerário à região de Itaperuna daí o nome Rio Ita. Na década de 1980 a empresa assumiu o setor urbanos de Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim, Saquarema, Araruama que eram explorados até então pela Auto Viação 1001 que se desfez destes setores , além de ter comprado as empresas Rio Minho que atende as cidades de Nova Iguaçu, Caxias, São João de Meriti, Magé, no complexo da Baixada Fluminense criando a subsidiária Expresso Rio de Janeiro e na cidadde de São Gonçalo, a empresa adquiriu as viações Auto Ônibus Fagundes , Expresso Tanguá, Viação Cabussú expresso maravilha e o setor intermunicipal da Viação Santa Isabel hoje extintas e a Expresso Garcia que foi repassada ao grupo controlador da Viação Pendotiba.



Referências[editar | editar código-fonte]

  1. DIVAT - Cadastro de Empresa Departamento de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro - DETRO/RJ. Página visitada em 25/02/2013.
  2. Rio Ita Ônibus Brasil. Página visitada em 25/02/2013.