Rio Küçük Menderes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O rio Küçük Menderes (Pequeno Meandro) é um rio turco que na Antiguidade recebeu o nome de Cayster ou Kaystros. Nasce na serra de Bozdağlar, na sua parte oriental e tem 175 km de distância. Desagua no mar Egeu perto de Selçuk, sendo que nos arredores estão situadas as ruínas da célebre cidade antiga de Éfeso. Perto da foz encontramos a concorrida praia de Pamucak, lugar de veraneio da classe média turca de İstanbul e İzmir.

O rio passa pelas localidades de Kiraz e Beydağ (logo depois de formar uma pequena garganta na qual está situada uma barragem) para se estender pela ampla planície em que serpenteia vagarosamente atravessando as localidades de Ödemiş,Tire, Bayındır e Torbalı. Os sedimentos transportados fizeram que as dragagens fossem frequentes durante a Antiguidade para garantir a navegabilidade do porto de Éfeso, mas com o declínio desta cidade e a diminuição do comércio logo após a decadência do Império Romano os trabalhos foram abandonados, não impedindo o assoreamento da foz do rio de forma que hoje a antiga cidade se encontra a 5-6 km da actual linha de costa.

O rio apresenta um regime completamente irregular, como é próprio de rios mediterrânicos, com precipitações anuais próximas aos 900 mm na cabeceira e aos 600-700 na parte baixa. Daí que a planície seja especialmente fértil, com especial destaque para a oliveira, a fruticultura e a exploração da resina do larício.

Entre os seus afluentes mais importantes se encontram o Fertek, Uladı, Ilıca, Değirmen, Aktaş, Rahmanlar, Prinçci, Yuvalı, Ceriközkayası, Eğridere, Birgi, Çevlik e o Keles.

Fontes utilizadas neste artigo[editar | editar código-fonte]

Este artigo está baseado parcialmente numa tradução dos artigos relacionados com o mesmo tópico em inglês e em turco, se bem que convenientemente vai ir sendo acrescentado aos poucos materiais próprios e informação fidedigna.