Rio Maranguapinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Maranguapinho
Comprimento 34 km
Nascente Serra de Maranguape, Maranguape, Ceará
Foz Rio Ceará, Fortaleza, Ceará
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O Rio Maranguapinho é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. É o maior afluente do rio Ceará tendo sua nascente na Serra de Maranguape. Cruza os municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

O rio tem percurso total de 34 km. Alguns de seus afluente em Maranguape são os rios Gavião e Pirapora que também são nascentes na serra de Maranguape. Na margem esquerda do rio existe a Fazenda Raposa, de propriedade da Universidade Federal do Ceará localizada em Maracanaú, constituindo uma reserva ambiental com uma coleção de palmeiras. No outro lado da margem existe a maior lagoa de tratamento de esgoto do Brasil administrada pela Cagece.

Aproveitamentos : ?

Condições Pluviométricas[editar | editar código-fonte]

O Maranguapinho, como todo curso de água cearense, sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de janeiro a junho. devido sua proximidade ao litoral e à serra de Baturité sua bacia está inserida em uma região de clima tropical quente úmido, na maior parte do curso, e tropical subquente úmido, próximo à nascente[1] .

Problemas Ambientais[editar | editar código-fonte]

Ao passar pelas cidades de Maranguape, Maracanaú e Fortaleza, tem suas margens ocupadas por moradores de baixa renda que por não terem estrutura de saneamento, ocasionaram no aumento da degradação do rio. Em 2007 foi lançado programa de requalificação do Maranguapinho como parte integrante de um plano de investimentos do Governo Federal para retirada de todas as moradias das margens do rio e controle de enchentes.

Notas e referências

  1. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.