Rio Mundaú (Alagoas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Mundaú
Comprimento 141 km
Nascente Garanhuns
Foz Lagoa Mundaú, Alagoas
Área da bacia 4 126 km²
Afluentes
principais
Rio Inhaúma
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
Brasil

O Rio Mundaú é um rio que banha os estados de Pernambuco e Alagoas, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Mundaú" é um termo de origem tupi que significa "água de ladrão", através da junção dos termos mondá ("roubar")[1] e 'y ("água")[2] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

O rio nasce na região do agreste pernambucano, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco e desemboca na Lagoa Mundaú, em Alagoas.

Bacia Hidrográfica[editar | editar código-fonte]

A bacia do Rio Mundaú possui uma área de 4 126 km², da qual 52,2 por cento no estado de Pernambuco e 47,8 por cento em Alagoas, banhando trinta municípios, metade dos quais em Pernambuco. Destes, quatro estão totalmente inseridos na bacia (Angelim, Correntes, Palmeirina e São João) e outros quatro têm a sede do município inserida na bacia (Caetés, Canhotinho, Garanhuns e Lagoa do Ouro). A outra metade dos municípios, localizados em Alagoas, dez possuem sede na bacia e nenhum está totalmente inserido.[3]

No estado de Pernambuco, a bacia do Rio Mundaú limita-se ao norte com a bacia do Rio Una, ao sul com o estado de Alagoas e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 1 - GI1, a leste com a bacia do Rio Una e com o estado de Alagoas e, a oeste, com o grupo GI1 e com a bacia do Rio Una.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.