Rio Padma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Padma
O rio Padma em Rajshani
Localização do rio no Bangladesh
Localização do rio no Bangladesh
Comprimento 120 km
Foz Golfo de Bengala
País(es)  Bangladesh
Coordenadas 23° 15' 42" N 90° 35' 41" E

O rio Padma (em bengali: পদ্মা, romanizado Pôdda) é um dos principais rios transfronteiriços do Bangladesh, sendo um dos ramos inferiores e o principal distributário do rio Ganges (em bengali, গঙ্গা, Gôngga). Por vezes costuma-se dizer que o rio Ganges muda de nome à entrada no Bangladesh.

O rio Padma entra no Bangladesh vindo da Índia, perto de Chapai Nababganj. Pouco depois encontra o rio Jamuna (em bengali, যমুনা, Jomuna) perto de Aricha, conservando o seu nome, mas depois, ao unir-se ao rio Meghna (মেঘনা) perto de Chandpur, adota o nome «Meghna» antes de desaguar no golfo de Bengala.

Rajshahi, uma das principais cidades do Bangladesh, está situada na margem norte do rio Padma. O rio tem uma profundidade máxima de 479 m e a profundidade media é de 295 m.

Em Goalando, a 2200 km de distância da nascente do Ganges, o Padma é acompanhado pelo poderoso Jamuna (o Baixo rio Brahmaputra) e a combinação resultante flui com o nome de Padma mais a leste, em Chandpur. Aí, o rio mais largo do Bangladesh, o rio Meghna, une-se ao Padma, continuando como Meghna quase em linha reta para sul, terminando no golfo de Bengala.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

O Padma é mencionado numerosas vezes na mitologia hindu, incluindo nos Vedas, nos Puranas, no Ramayana e no Mahabharata. Em todos os mitos, o rio é mencionado como uma divindade, embora de origens diferentes.

Retenção das águas[editar | editar código-fonte]

Após a construção da barragem de Farakka (1974-75) na parte em território indiano do Ganges, em Bengala Ocidental, o caudal do rio Padma reduziu-se significativamente.[1]

Ponte[editar | editar código-fonte]

Foi proposta em 2009 a construção sobre o rio de uma ponte mista rodo-ferroviária.[2]

Imagens[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Padma

Referências