Rio Paraibuna (alto Paraíba do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Paraibuna, veja Paraibuna (desambiguação).
Rio Paraibuna
Rio Paraibuna (alto Paraíba do Sul)
Rio Paraibuna dentro do Parque Estadual da Serra do Mar
Núcleo Cunha-Indaiá
Comprimento 114 km
Nascente Cunha
Altitude da nascente 1 600 m
Foz no Rio Paraíba do Sul, em Paraibuna Paraibuna
Altitude da foz 632 m
País(es)  Brasil

O rio Paraibuna é um curso de água do estado de São Paulo, no Brasil. O rio, as áreas verdes próximas e seus afluentes são preservados pelo Parque Estadual da Serra do Mar, que faz parte da Mata Atlântica.

Muitas pessoas confundem-no com o rio homônimo que banha os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Paraibuna" origina-se do tupi antigo paraibuna, que significa "rio ruim e escuro", a partir da junção dos termos pará (grande rio), aíb (ruim), un (escuro) e a (sufixo).[1] Muitos ficavam impressionados com o rio, que, com alguns quilômetros da nascente, já tinha margens largas, fortes corredeiras e uma profundeza considerável, não sendo possível se ver o seu fundo. Por este motivo, teriam dado-lhe o nome de Paraibuna.

Nascente[editar | editar código-fonte]

Nasce no bairro de Campo Alegre, no município de Cunha, perto da nascente do rio Jacuí, bem próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Percurso[editar | editar código-fonte]

Cachoeira do Paraibuna

O rio Paraibuna nasce no bairro de Campo Alegre, no município de Cunha e, então, segue em direção ao sudoeste, para o bairro que tem seu nome: Paraibuna.

Um trecho do rio atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, entra no Núcleo Cunha-Indaiá, ainda na cidade de Cunha e sai no Núcleo Santa Virgínia.

Passa pelos municípios de São Luiz do Paraitinga (próximo aos limites de Ubatuba) e Natividade da Serra, onde suas margens alargam-se bastante. No município de Paraibuna, que recebe seu nome, suas águas são aproveitadas para gerar energia elétrica.

Municípios banhados[editar | editar código-fonte]

O sucessor do rio Paraibuna[editar | editar código-fonte]

No município de Paraibuna, suas águas se fundem com as do rio Paraitinga para formar o rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes da Região Sudeste do Brasil. O rio Paraíba do Sul possui um outro afluente também denominado rio Paraibuna (o "Paraibuna mineiro"), que banha os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e que é confundido com este rio, o "Paraibuna paulista". O rio Paraíba segue para a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Na sequência, atravessa o Rio de Janeiro e desagua no oceano Atlântico.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 590.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rio Paraibuna (alto Paraíba do Sul)
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.