Rio Platte Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
South Platte
O rio South Platte em Denver, no Colorado
Mapa do rio South Platte
Mapa do rio South Platte
Comprimento 707 km
Nascente Confluência dos ramais South Fork e Middle Fork, Condado de Park, Colorado
Foz Confluência com o rio North Platte para formar o rio Platte
Altitude da foz 842 m
Área da bacia 62 738 km²
País(es)  Estados Unidos
South Platte está localizado em: Colorado
South Platte
Localização do rio no estado do Colorado
Coordenadas 39° 44' 21" N 104° 59' 5" O

O rio South Platte (em inglês: South Platte River[1] , (em arapaho: Niinéniiniicíihéhe' [2] ), que significa 'rio plano do Sul' (ou meridional), segundo a palavra francesa «platte») é um rio do Centro-Oeste dos Estados Unidos, uma das duas fontes do rio Platte (por usa vez afluente do rio Missouri) que percorre a vertente oriental das Montanhas Rochosas e a parte central das Grandes Planícies. Tem aproximadamente 707 km de comprimento[3] , pelo que se encontra entre os 60 rios mais longos dos Estados Unidos. Drena uma bacia de 62 738 km², que correspondem à maior parte da vertente oriental das Montanhas Rochosas no Colorado e a uma grande região da zona central das Grandes Planícies, em especial dos Planaltos Orientais do Colorado e do sul do Nebraska. No Colorado a sua bacia tem 48 948 km² de área, pelo que é o terceiro rio deste estado em área de drenagem e a principal fonte de abastecimento de água da sua parte oriental, para agricultura na árida região de Colorado Piedmont. A bacia do rio South Platte inclui ainda uma pequena parte do estado de Wyoming no seu extremo sudeste, que corresponde à região dos arredores da cidade de Cheyenne.

Banha a cidade de Denver. Tem várias barragens no seu percurso.

O rio South Platte foi muito importante na expansão para o Oeste dos Estados Unidos, seguindo pelo seu vale a Great Platte River Road, a principal rota para o oeste (na qual confluíam, em Fort Kearny, outras três rotas: o Oregon Trail, o Mormon Trail e o California Trail. Nenhuma destas vias tomava o vale do rio South Platte, seguindo todas pelo vale do rio North Platte.

Administrativamente, o rio percorre os estados do Colorado e do Nebraska.

Os seus principais afluentes são as ribeiras Lodgepole (447 km), Beaver (266 km) e Crow (246 km), o rio Cache la Poudre (203 km), a ribeira Kiowa (198 km), o rio Big Thompson (123 km) e as ribeiras Cherry (103 km), Clear (102 km), Box Elder, Pawnee (74,8 km) e Bijou (73,2 km).

Referências

  1. Entrada «South Platte River», no site «Geographic Names Information System», do U.S. Geological Survey, em: [1]. Consultado em 29 de janeiro de 2011.
  2. English-Arapaho dictionary. Visitado em 2012-05-23.
  3. U.S. Geological Survey. National Hydrography Dataset high-resolution flowline data. The National Map, acesso em 25-3-2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Platte Sul