Rio Potenji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Rio Potenji
Rio com mangue ao fundo na altura da Zona Norte de Natal.
Comprimento 176 km
Nascente Cerro Corá, no Rio Grande do Norte
Foz Natal, no Rio Grande do Norte
País(es)  Brasil

O Rio Potenji[1] (o termo "potenji" origina-se da língua tupi e significa "água de camarão", através da junção dos termos potim ("camarão") e y ("água")[2] ) é o principal rio do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores portugueses, no século XVI, que o utilizaram para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no "Rio Grande", por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.[carece de fontes?]

Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, no interior do estado, viajando 176 quilômetros[3] até chegar a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico. Na capital do estado, marca a divisão entre a região norte e o restante da cidade, tendo seu acesso via Ponte de Igapó e mais recentemente pela imponente Ponte Newton Navarro.

Visando preservar o manguezal do rio, em 2006 foi criado o Parque Estadual dos Mangues, o qual nunca saiu do papel.

O pôr do sol do rio é uma atração turística. Passeios de barco e atrações musicais são oferecidos à beira do rio.[4]

Vista do pôr do sol no Rio Potenji, com os manguezais da Zona Norte de Natal ao fundo

Notas

  1. Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: A grafia correta é Potenji pois prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi Rio dos Camarões. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para Potengy, Potengi (mantida na sinalização ao longo do curso d'água) e Potenji (determinada pelo Acordo Ortográfico de 1943). Do mesmo vocábulo poti vem potiguar, o que come camarões. O município cearense de Potengi, entretanto, prefere manter a ortografia tradicional e, atualmente, contrária às normas em vigor..
Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rio Potenji