Rio Poti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Poti
odenisio.jpg
Rio Poti em Teresina, Piauí
Comprimento 450 km
Nascente Serra da Joaninha, Quiterianópolis, Ceará
Foz Rio Parnaíba, Teresina, estado do Piauí
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O Rio Poti é um rio brasileiro que banha os estados do Ceará e Piauí.

Nasce na Serra da Joaninha, no município de Quiterianópolis mais precisamente no município de algodoes , Ceará, e segue no sentido sul-norte até a cidade de Crateús, onde passa a correr no sentido leste-oeste, passando pela cidade de Teresina, Piauí, onde atravessa a Floresta Fóssil de Teresina, até desaguar no Rio Parnaíba. E pelo fato de a cidade de Teresina localizar-se entre os dois rios, a cidade ganhou a alcunha de "Mesopotâmia brasileira".

Possui uma barragem de aproximadamente 800 metros, com paredes de concreto; esse reservatório abastece Crateus e região.

Em seu leito foi construído o Açude Flor do Campo no município de Novo Oriente. Curiosamente, o Rio Poti já pertenceu totalmente ao estado do Piauí, deixando de sê-lo quando se fez necessário trocar as cidades de Independência e Príncipe Imperial (hoje, Crateús) por Amarração (hoje, Luís Correa), formando a maior parte do atual litoral piauiense. Entre os municípios piauienses de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí fica localizado o Cânion do Rio Poti, local de bela paisagem e onde são praticados alguns esportes, poderá ser submerso pela barragem de Castelo, cuja verba já foi liberada.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.