Rio Isonzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rio Soča)
Rio Soča
Localização
Continente
Países
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
138 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
3 400 km2
Nascente
Afluentes
principais
Idrijca (en)
Koritnica (en)
Rio Vipava
Torre (en)
Gudyrvozh (d)
Idrija (d)
Caudal médio
140 m3/s
Foz
Mapa
O Soča/Isonzo perto de Bovec
O rio Isonzo (ou Soča).

O rio Isonzo (em italiano) ou Soča (em esloveno) é um rio de 140 km que corre através do oeste da Eslovénia e na região Friul-Veneza Júlia (nordeste de Itália). O seu nome deriva do latim Aesontium ou Sontium. O seu comprimento é de 136 quilômetro com uma bacia de 3.400 km² dos quais 1.150 km² na Itália.[1]

Eventos históricos[editar | editar código-fonte]

Nas proximidades do Isonzo foi combatida a Batalha do rio Frígido em 394 d.C. entre o imperador romano do Oriente Teodósio, comandando o exército cristão e o imperador romano do Ocidente Flávio Eugênio, comandando soldados pagãos. Também próximo ao Isonzo ocorreu a Batalha do Isonzo, a primeira da invasão da península Itálica pelos ostrogodos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Isonzo foi palco das maiores operações militares do fronte italiano entre 1915 e 1917 e das de "doze batalhas do Isonzo", onde perderam a vida 300 mil soldados italianos e austro-húngaros.

Referências

  1. United Nations. Economic Commission for Europe. (2011). Second assessment of transboundary rivers, lakes and groundwaters. [Geneva]: [United Nations]. ISBN 9789211170528. OCLC 754148989 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em italiano cujo título é «Isonzo», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.