Rio Sorocaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Sorocaba
Rio Sorocaba tendo ao fundo a cidade de mesmo nome.
Comprimento 227 km
Nascente rios Sorocabuçu e Sorocamirim
Altitude da nascente 1000 m
Débito médio 13 m³/s
Foz rio Tietê, em Laranjal Paulista
Altitude da foz 467 m
Área da bacia 5269 km²
Afluentes
principais
Sarapuí, Ipanema, Tatuí, Pirajibú
País(es)  Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
 Brasil

O rio Sorocaba é um rio brasileiro do estado de São Paulo, formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim. O rio percorre grande e importante parte urbana do município de Sorocaba. A principal via rodoviária no município é a marginal do rio Sorocaba, a avenida Dom Aguirre.

Suas cabeceiras estão localizadas nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque. Ocupa uma área de drenagem de 5.269 km² e percorre uma distância de 180 km em zona rural, desembocando no rio Tietê no município de Laranjal Paulista. O trecho superior do alto Sorocaba encontra-se no Planalto Atlântico, onde dominam rochas cristalinas. A partir de Sorocaba até sua foz está na Depressão Periférica Paulista, em terrenos de rochas sedimentares da Bacia do Paraná, Supergrupo Tubarão. Na Serra de São Francisco o rio Sorocaba forma um canyon onde está construída a barragem da represa de Itupararanga

É um dos principais rios do estado de São Paulo e considerado o maior e principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Sua vazão regulada é de 13 m³/s. Os principais tributários são o Rio Sarapuí, Pirapora, Ipanema, Tatuí e Pirajibú.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê - CBH-SMT foi criado em 1994, de acordo com a Lei nº 7.663 de 30 de dezembro de 1991. É um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SIGRH, com atuação na Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos 10, integrado pelo Estado, Municípios e Sociedade Civil, de forma paritária1 . Esse comitê teve iniciativa da sociedade civil e integra atualmente 34 municípios, sendo 18 situados na Bacia do Rio Sorocaba e 16 situados na sub-bacia do Médio Tietê superior2 .

Já foi um rio muito poluído devido atividades industriais, mineração, esgotos sem tratamento, etc. Com a conscientização ocorrida após a década de 1980, houve maior empenho dos municípios da bacia hidrográfica no tocante à preservação dos mananciais, através das leis ambientais. Esse esforço é perceptível quando se observa uma melhoria do aspecto do rio ao cruzar a área urbana de Sorocaba.

É margeado pelos seguintes municípios: Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.cbhsmt.com.br/conteudo.php?cid=20&id=7 Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê - CBH
  2. http://www.rededasaguas.org.br/comite/comite_06.htm Histórico da criação do comitê
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.