Rio Thur (França)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thur
O Thur em Thann
Comprimento 60 km
Nascente Vosges
Caudal médio 5,5 m³/s
Foz Lauch
Área da bacia 262 km²
País(es)  França

O Thur é um rio da Alsácia, França, com cerca de 60 km de comprimento, fluxo de 5,5 m³/s e uma bacia hidrográfica de 262 km² . Ele irriga o vale industrial do Thur e do rio Doller, orientado a leste sobre o flanco sul do Grand Ballon. Sua poluição permitiu que beneficiasse, em 1983, do primeiro contrato de limpeza de rios da França.

O Thur nasce no lado ocidental do Rainkopf. Desde 1964, uma barragem construída em Kruth regulariza seu fluxo durante o degelo dos Vosges; o lago formado pela barragem é conhecido como lago de Wildenstein.

O rio banha Saint-Amarin, Thann e Vieux-Thann antes de chegar à planície da Alsácia, em Cernay, e de desviar para o nordeste. O curso principal deságua no Ill, próximo a Ensisheim, enquanto que um braço secundário, chamado "velho Thur", se orienta ao norte e se junta ao Lauch após passar por Rouffach, perto de Pfaffenheim.

Pesca[editar | editar código-fonte]

Foi graças à qualidade de suas águas e ao seu excepcional povoamento de trutas que o Thur foi escolhido como um dos cinco sítios do campeonato mundial de pesca à linha, em 2002.

Comunas banhadas[editar | editar código-fonte]

Entre outras, banha as comunas francesas de:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]