Rio Torne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torne
O vale do rio Torne perto de Övertorneå (visto do lado finlandês)
Mapa da região do rio Torne
Mapa da região do rio Torne
Comprimento 510 km
Caudal médio 370 m³/s
Foz Golfo de Bótnia
Altitude da foz 0 m
Área da bacia 40 147 km²
País(es)  Finlândia
 Suécia
País(es) da
bacia hidrográfica
 Noruega
 Finlândia
 Suécia

O rio Torne (em sueco: Torne älv ou Torneälven; em sami setentrional: Duortnoseatnu; em finlandês: Tornionjoki; em meänkieli: Tornionväylä) é um rio do norte da Suécia e Finlândia que desagua no golfo de Bótnia, perto de Haparanda. Tem um comprimento aproximado de 510 km e drena uma bacia de 40 147 km²[1] , sendo 25 393 km² na Suécia, 14 266 km² na Finlândia e 498 km² na Noruega.[1]

Kukkolaforsen i Torneälven.
O rio Torne perto de Tornio.

O Torne nasce no lago Torneträsk, o maior da Lapónia sueca, perto da fronteira com a Noruega. Flui na direção sudoeste até à altura da cidade de Pajala, onde forma a fronteira com a Finlândia. É o rio mais caudaloso e longo do condado de Norrbotten.

O seu principal afluente é o rio Lainio (266 km). Tornedalen (em finlandês: Tornionlaakso) é o nome da região por onde corre o rio Torne.

O gelo do rio Torne é usado durante o inverno em Jukkasjärvi, no norte da Suécia, para construir um hotel de gelo[2] . Os blocos de gelo deste rio de águas límpidas também são exportados a nível mundial e utilizados em vários eventos, especialmente em bares de gelo e vodka em várias cidades europeias e em Xangai e Tóquio[3] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Torne

Referências