Rio Ubangui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Ubangui
O Ubangui perto da capital da Rep. Centro-Africana
Mapa
Comprimento 1120 km
Nascente confluência do rio Mbomou e rio Uele
Caudal médio 2000 m³/s
Caudal máximo 12000 m³/s
Foz rio Congo
Área da bacia 772800 km²
País(es) República Centro-Africana
 República Democrática do Congo
República do Congo

O rio Ubangui é um dos principais rios da África Central e um dos maiores afluentes do rio Congo. Toma este nome a partir da confluência dos rios Mbomou e Uele, flui para oeste durante 350 km, depois para sudoeste, passa por Bangui e dirige-se durante 500 km para o sul, até desaguar no rio Congo. Atinge 1200 km de comprimento.

Desde o seu nascimento até 100 km depois de Bangui, o rio define a fronteira República Centro-Africana-República Democrática do Congo. Depois forma a fronteira República do Congo-República Democrática do Congo até ao rio Congo, onde desagua.

É navegável desde Bangui, com serviços regulares de ferrys desde Kisangani e Brazzaville.

O Ubangui é um dos maiores afluentes do Congo

Na República Democrática do Congo usa-se a grafia Ubangi. Na República do Congo, usa-se a grafia Oubangui, segundo as normas francesas.

Na década de 1960, foi proposto um projeto para fazer transvases de água do Ubangi para o lago Chade. As águas do rio poderiam assim revitalizar o lago, possibilitando a pesca e a irrigação de 10 milhões de pessoas centro-africanas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.