Rio Uecker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uecker
O Uecker próximo a Torgelow
Comprimento 102 km
Nascente Uckermark
Caudal médio 20,6 m³/s
Foz Lagoa Szczecin
53° 45′ N 13° 4′ E
Área da bacia 2 200 km²
País(es)  Alemanha
Os rois Ucker/Uecker, Randow e Welse

O Uecker ou Ucker é um rio estados do nordeste da Alemanha de Brandemburgo, onde é conhecido como Ucker, e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Sua nascente é em Uckermark, próximo à vila de Alt-Temmen. Ele corre para o norte através do Lago Oberuckersee, Lago Mollensee e Lago Unteruckersee,onde está localizada a antiga cidade de Prenzlau. Próximo à pequena vila de Nieden (a fronteira entre Brandemburgo e Vorpommern) o e Ucker muda seu nome para Uecker. Ele vai ainda mais para o norte, cortando as cidades de Pasewalk, Torgelow,e passa por Eggesin no lado esquerdo. Aqui o Rio Randow deságua no Uecker. Em Ueckermünde, o Uecker corre para a Lagoa Szczecin, a qual está ligada ao Mar Báltico através dos estreitos do Rio Peenestrom, Rio Świna e Rio Dziwna.

Oe Uecker é nomeado pela palavra polonesa vikru/vikrus,significando "rápido" ou "veloz".[1] O Uecker deu seu nome à região histórica de Uckermark e para os distritos Uckermark e Uecker-Randow.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Heinrich, p. 382

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Heinrich, Gerd. Handbuch der historischen Stätten Deutschlands, Band 10, Berlin und Brandenburg. Stuttgart: Alfred Kröner Verlag, 1973. 563 pp. ISBN 978-3-520-31103-0 (em alemão)