Rio Versoix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
La Divonne / La Versoix
O rio Versoix em Versoix
Comprimento 21,9 km
Nascente Zona termal de Divonne-les-Bains (FR)
Altitude da nascente 550 m
Caudal médio 3,2 m³/s
Foz Versoix, no Lago Lemano (CH)
Altitude da foz 372 m
País(es)  França - Suíça

O rio Versoix ou rio Divonne é um rio com 22 km de comprimento, que nasce em França como La Divonne e faz fronteira entre este país e a Suíça, tomando em cada um dos países nomes diferentes. Assim na Suíça chama-se La Versoix e atravessa dois cantões antes de desaguar no lago Lemano.

La Divonne[editar | editar código-fonte]

Com uma forma de Z o ribeiro chama-se Divonne, resultado de nascentes na origem das termas de Divonne-les-Bains no País de Gex na França e de outras nascentes a 500 m a oeste de Divonne, no Monte Mussy, em pleno Golfe de Divonne, um 18 buracos e o mais antigo terreno de golfe da área chamada Grande Genebra [1] .

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Junto da porta de entrada do Casino de Divonne, que é um dos mais antigos de França e foi construído em 1954, encontram-se as nascentes Emma, Vidart, Barbilène e Ausone [2] que estão na origem do nome da localidade, já que Divonne provém de Divona nome gaulês para nascente [3]

Depois de atravessar a localidade (ver Imagens) foi separado em duas partes para a construção do canal para alimentar em água o Castelo de Coppet [4] , e sem alimentar o Lago de Divonne, passa junto ao Hipódromo de Divonne para entrar na zona franco-suíça.

Zona franco-suíça[editar | editar código-fonte]

Saído da parte francesa serve de linha de fronteira entre a França e a comuna de Chavannes-de-Bogis, de Commugny e é na comuna de Chavannes-des-Bois que passa na Ponte de Grilly

Rio Versoix[editar | editar código-fonte]

Quando entra na comuna suíça de Versoix toma definitivamente essa designação e atravessa um bosque durante todo o resto do trajeto, antes de chegar a Versoix onde era utilizado numa fábrica de papel antes de desaguar no Lago Lemano.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Domaine de Divonne (em francês) - Abril 2012
  2. Office de Tourisme de DlB (em francês) - Abril 2012
  3. Definição de Divonne (em ) - Abril 2012
  4. Canal de Crans (em ) - Abril 2012