Rio Ziz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Ziz
Nascente Médio Atlas
Caudal médio 50 m³/s
Foz sudoeste de Tinfou e Merzouga
Área da bacia 74 000 km²
País(es)  Marrocos
Rio Ziz está localizado em: Marrocos
Rio Ziz
Localização da confluência do Ziz com o Rheris em Marrocos
Coordenadas 30° 41' 58" N 4° 25' 19" O

O Rio ou Uádi Ziz (em árabe: نهر زيز‎; transl.: nahr zīz; em francês: Oued Ziz) é um rio ou uádi (uede) do sul de Marrocos, que nasce nas montanhas do Médio Atlas e se junta ao uádi Rheris a sudoeste de Tinfou e Merzouga para formarem o Daoura, cujas águas se perdem no Saara argelino. Contando o curso do trecho com o nome de Daoura, o Ziz tem 282 km de comprimento. Em algumas fontes o trecho designado por Rio Daoura é mencionado como sendo o Ziz, sendo que desta forma o comprimento do Ziz aumenta para 450 km.

Apesar do fluxo de água ser intermitente, o seu vale é desde há muito usado como rota de trânsito ao longo das regiões montanhosas que atravessa.

Entre as localidades situadas junto às suas margens destacam-se pela sua importância atual ou histórica as cidades de Errachidia, Erfoud e Sijilmassa.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Texto inicialmente baseado na tradução dos artigos «Ziz River» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão) e «العربية» na Wikipédia em árabe.


Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.