Rio das Antas (rio de Santa Catarina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados de Rio das Antas, veja Rio das Antas.
Rio das Antas
Rio das Antas (rio de Santa Catarina)
Comprimento 60 km
Foz rio Uruguai
País(es)  Brasil

O rio das Antas é um curso de água do oeste do estado de Santa Catarina.

Nasce a 12 km da cidade de Dionísio Cerqueira e, após percorrer cerca de 60 km no sentido norte-sul, desagua no rio Uruguai, 2 km a montante da cidade de Mondaí.

Integra a bacia hidrográfica do rio Uruguai.

No rio das Antas será construída uma barragem que provocará inundação de uma área de 91 hectares e 10,5 quilômetros de extensão, formando um lago que banhará as divisas territoriais dos municípios de Flor do Sertão, Descanso, Romelândia e São Miguel do Oeste.

O investimento está sendo feito pela Coopercentral Aurora e pela Cooperalfa (sediadas em Chapecó), Ceraçá (Saudades), Cooper A-1 (Palmitos), CooperItaipu (Pinhalzinho), Coopérdia (Concórdia), Coopercampos (Campos Novos) e Cooperativa Auriverde (Cunha Porã).

O conjunto barragem/usina terá capacidade máxima de geração para 16,5 MW (geração média de 9 MW) e uma produção anual da ordem de 80.000 MWh. A barragem será erguida em concreto e deverá ter 19 metros de altura, 245 metros de comprimento na crista e lâmina de vertedouro de 185 metros.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lago, Paulo Fernando (1971). Geografia de Santa Catarina: instrução programada. Florianópolis: Edição do autor. 159 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.