Rio das Pérolas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rio das Pérolas (Zhu Jiang)
Rio das Pérolas em Cantão
Comprimento c. 2 200 km
Foz Mar da China Meridional
Área da bacia 409 480 km²
País(es)  República Popular da China
(incl. Macau e  Hong Kong)
Bacia hidrográfica do rio das Pérolas

O rio das Pérolas (Zhu Jiang, 珠江 pinyin: Zhū Jiāng) é um rio localizado no sul da República Popular da China, sendo o terceiro rio chinês em comprimento (depois do Yangtzé e do rio Amarelo) e o segundo em caudal (depois do Yangtzé). Atravessa as províncias de Guangdong, Guangxi, Yunnan e Guizhou e parte de Hunan e Jiangxi, desaguando no mar do Sul da China.

É formado pela convergência do Xi Jiang ("rio Ocidental"), do Bei Jiang ("rio Setentrional") e do Dong Jiang ("rio Oriental"). A sua bacia hidrográfica tem 409480 km² de área.

No seu delta, localizam-se Macau e Hong-Kong, duas cidades e portos de grande importância económica para a República Popular da China. Por isso, a foz do rio é uma região comercial e industrial muito importante e altamente movimentada, denominada muitas vezes de região do Delta do Rio das Pérolas (珠江流域).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio das Pérolas
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.