Riot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Riot
Riot V – Headbangers Open Air 2014 03.jpg
Riot V ao vivo no Headbangers Open Air 2014
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy Metal, Power metal, Speed Metal, Hard rock
Período em atividade 1975-1984
1986-presente
Gravadora(s) Steamhammer
Metal Heaven
Página oficial Site Oficial
Integrantes Don Van Stavern
Mike Flyntz
Frank Gilchriest
Todd Michael Hall
Nick Lee
Ex-integrantes Mark Reale
Pete Perez
Phil Fiet
Peter Bitelli
Guy Speranza
Steve Costello
Rick Ventura
Louie Kouvais
Jimmy Iommi
Rhett Forrester
Tony Moore
Bobby Jarzonbek
Mike DiMeo
John Macaluso

Riot é uma banda de heavy metal formada em Nova Iorque, em 1975 pelo guitarrista Mark Reale. Embora eles nunca tenham alcançado um nível de sucesso mainstream, foram muito influentes no desenvolvimento do metal nos anos 80 (especialmente do estilo NWOBHM).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1975, o guitarrista Mark Reale e o baterista Peter Bitelli recrutaram o baixista Phil Fiet e o vocalista Guy Speranza e gravaram uma demo com quatro faixas. Mais tarde juntam-se á banda o tecladista Steve Costello e o guitarrista Louie Kouvais. Pouco depois Jimmy Iommi substitui Phil Fiet.

Em 1977 é apresentado o primeiro álbum da banda, Rock City. No ano seguinte o guitarrista Rick Ventura entra na banda. Narita é lançado em 1979. A banda sai em tour pela Europa pela primeira vez, onde toca no primeiro Monsters of Rock.

Iommi e Bitelli deixam a banda e são substituídos por Kip Leming (baixo) e Sandy Slavin (bateria). Esta formação viria a gravar o álbum Fire Down Under.

Depois da turnê europeia, a banda voltou aos Estados Unidos, onde tocou com Sammy Hagar e AC/DC.

Após a tour de Fire Down Under, Guy Speranza sai da banda. Rhett Forrester ocupou o seu lugar.

Depois do álbum Born In America não ter alcançado o sucesso pretendido, Mark Reale decreta o fim da banda. Speranza e Iommi tornaram-se empresários e Sandy Slavin tocou na banda de Ace Frehley (Kiss), Frehley Comet. Rhett Forrester cantou com Jack Starr e gravou álbuns solo vindo a falecer em 1994, assassinado na cidade de Atlanta. Mark Reale montou um projeto, que também não teve sucesso.

Mark Reale decidiu voltar com a banda, com uma nova formação: Tony Moore nos vocais, Don VanStavern (baixo) e Bobby Jarzonbek na bateria. Esta formação gravou o álbum Thundersteel, em 88.

O álbum The Privilege Of Power, lançado em 1990, conta com novos membros: o guitarrista Mike Flyntz e o baixista Pete Perez.

Em 1994 é apresentado o álbum Nightbreaker. Os vocais ficaram a cargo de Mike DiMeo. Após este lançamento Jarzombek saiu da banda. John Macaluso foi convidado para baterista.

The Brethren of the Long House é apresentado em 1996. Dois anos depois é a vez de Inishmore. Depois da gravação deste álbum Jarzonbek volta á banda.

Atualmente Mike DiMeo faz parte da banda Masterplan.

Em 25 de Janeiro de 2012, Mark Reale morreu devido a complicações referente a doença de Crohn. Após reuniões com o pai de de Mark, Tony Reale, a banda decidiu continuar tocando, mas agora sob o nome Riot V.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Don Van Stavern - Baixo (1986-1990, 2008-presente)
  • Mike Flyntz - Guitarra (1989-presente)
  • Frank Gilchriest - Bateria (2003-2007, 2014-presente)
  • Todd Michael Hall - Vocal (2013-presente)
  • Nick Lee - Guitarra (2014-presente)

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.