Ripchip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ripchip (no original em inglês: Reepicheep) é um personagem fictício criado pelo autor irlandês C.S. Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparecendo nos livros Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada e A Última Batalha. Ele é um rato falante de Nárnia, sempre armado com uma espada e usando uma pluma atrás da orelha.

Sumário Biográfico[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Ripchip é um dos descendentes dos ratos que roem as cordas que prendem Aslam na Mesa de Pedra durante o sacrifício, conforme relatado no livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Após esta ajuda Aslam torna os ratos também animais falantes de Nárnia.

Em Príncipe Caspian ele é o líder de doze ratos guerreiros que ajudam príncipe Caspian a remover o usurpador do trono do país. É um guerreiro valente que acaba perdendo sua cauda durante a batalha. Aslam nega seu pedido para devolver-lhe a cauda por chamar a atenção ao fato que ele estava preocupado demais com a sua honra, mas quando seus companheiros ratos ameaçam cortar suas caudas para não se sentirem mais honrados que Ripchip Aslam concede a cura.

Em A Viagem do Peregrino da Alvorada ele se une ao agora rei Caspian X para procurar os lordes exilados pelo seu tio tendo a certeza que pode encontrar o País de Aslam se navegar para leste. Confronta Eustáquio Mísero que o trata muito mal antes de virar um dragão. No final, ao navegar em um bote junto com Lúcia, Edmundo e Eustáquio ele acaba entrando no País de Aslam.

No último livro da série, A Última Batalha, ele aparece na Verdadeira Nárnia encontrando os irmãos Pevensie.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

No filme de 1988, Warwick Davis vive Ripchip. Em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008), ele é formado por efeitos digitais da companhia Weta e ganha a voz de Eddie Izzards.[carece de fontes?] Em As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010), teve a voz de Simon Pegg.