Rita Lee (álbum de 1980)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rita Lee
Rita Lee (álbum de 1980)
Álbum de estúdio de Rita Lee
Lançamento setembro de 1980 (1980-09)[1]
Gravação Estúdios SIGLA, Rio de Janeiro, inverno de 1980.[2]
Gênero(s)
Duração 36:07
Idioma(s) (em português)
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção Guto Graça Melo[2]
Certificação 4× Platina
Cronologia de Rita Lee
Rita Lee (Mania de Você)
(1979)
Saúde
(1981)

Rita Lee, também conhecido como Lança Perfume, é o oitavo álbum de estúdio lançado pela cantora e compositora brasileira Rita Lee em 1980. É um dos mais conhecidos álbuns de Rita, e a apresentou ao mercado estrangeiro, tendo singles lançados na Europa e América do Norte.[3]. Além disso, é considerado uma obra prima do pop brasileiro, trazendo um dos maiores sucessos da cantora, "Lança Perfume", carro-chefe do álbum e "Baila Comigo", sendo uma das mais tocadas nas rádios no mesmo ano.

Produção[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do álbum Rita Lee, primeiro de sua parceria com o produtor e marido Roberto de Carvalho e que vendeu 500 mil cópias só no ano de 1979, muitos críticos se perguntavam se o sucesso duraria até o próximo verão. Com o sucesso do último trabalho, lotando estádios e com novas composições, Lee entra em estúdio para as gravações do novo álbum de estúdio, conhecido como Lança Perfume.

Em seu livro, Rita Lee: Uma Autobiografia, é dito que o processo do álbum foi fácil na maioria das canções, como o caso de "Baila Comigo", feita pela cantora em cinco minutos, após ter sonhado com a canção. "Shangrilá", que originalmente era "Bad Trip", lançada no disco Cilibrinas do Éden e censurado pelos censores da ditadura militar, foi reformulada para uma canção mais romântica, já que a original, a cantora canta: "Tive vontade sim de dar um tiro na cabeça".

Com produção de Guto Graça Melo e co-produção de Roberto de Carvalho, o disco foi um estouro de vendas, fazendo com que Rita fosse conhecida em vários lugares da Europa. O Príncipe Charles, em certa ocasião numa boate, pediu a música "Lança Perfume".

Recepção[editar | editar código-fonte]

O disco é conhecido por muitos críticos como a obra prima do pop rock brasileiro. Na época, sua fase pop foi criticada pelos críticos especializados por não seguir no rock, acusando seu marido, Roberto de Carvalho, de pasteurizar demais os arranjos e limar suas conexões com o rock que ela praticava com suas duas primeiras bandas.

A revista Isto É, na matéria em 1980, revelou que 130 mil cópias foram vendidas em apenas um mês de lançamento. A turnê de divulgação teve êxito de público, e cantoras consagradas como Elis Regina e Gal Costa foram assistir a cantora nos palcos. Mesmo com algumas críticas, o estouro do álbum fez com que Rita batesse seu próprio recorde, tendo todas suas faixas bem executadas nas rádios. Foi distribuído seus singles pela Europa e América do Norte, fazendo a música-título, "Lança Perfume", ficar dois meses no topo das paradas da França. A Turnê Nacional foi do final de 1980 até o início de 1981. Logo pelos primeiros shows em 1980, Rita acaba engravidando do seu terceiro filho, Antônio Lee de Carvalho.

Rita Lee, ou Lança Perfume, vendeu mais de 800 mil de cópias no total. Em 2020, aposentada dos palcos e em produção do filme da sua autobiografia, é lançada a remasterização do álbum em formato de vinil, pela gravadora Universal Music.[1]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas são de autoria de Rita Lee e Roberto de Carvalho,[2][4] exceto onde indicado.

Lado A[editar | editar código-fonte]

Lado 1
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Lança Perfume"    05:15
2. "Bem-Me-Quer"    04:19
3. "Baila Comigo"  Rita Lee 05:30
4. "Shangrilá"    02:53
Duração total:
36:07

Lado B[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Caso Sério"    05:31
2. "Nem Luxo, Nem Lixo"    05:05
3. "João Ninguém"    03:38
4. "Ôrra Meu!"  Rita Lee 03:56

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Fonte:[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Rita Lee é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.