Rivadávia Alvarenga Neto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto
Rivadávia Alvarenga Neto
Professor
Período 2015 - atual

Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto é administrador, professor, palestrante, escritor, consultor e conselheiro de empresas.

Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.

Seu mais recente livro “Fazendo a Inovação Acontecer: um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização” foi lançado pela Planeta Livros em 2018. É também autor dos livros "Gestão do Conhecimento em Organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo" (Saraiva, 2008)[1] e "Alair Martins: a aposta na confiança e no relacionamento" (Elsevier, 2013).

Atualmente é Clinical Professor na W P Carey School of Business da Arizona State University (ASU)[2] e Associate Professor no Department of Industrial & Systems Engineering da Hong Kong Polytechnic University.

É Sócio-Diretor da Rivadávia & Associados, ex-Reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)[3] , ex-Presidente da HSM.[1] , ex-Partner e Board member do Grupo Anima de Educação e ex-Professor da Fundação Dom Cabral (FDC).

Conclui seu Pós-Doutorado na Faculty of Information Studies da University of Toronto, onde trabalhou com o Professor Chun Wei Choo em pesquisas sobre inovação, gestão do conhecimento e criação de contextos capacitantes em organizações do conhecimento.

O artigo resultante dessa pesquisa foi publicado no Jornal of Knowledge Management com o título "Beyond the BA: managing enabling contexts in knowledge organizations".

É Doutor, Mestre e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de especialista em Negócios Internacionais pelo IEC/PUC-MInas.

Venceu a votação popular promovida pelo The Economist e pela Hult International Business School para a escolha do melhor professor de negócios do mundo no ano de 2012., não tendo sido classificado para a final.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Reitoria do UniBH». Consultado em 25 de dezembro de 2012 
  2. «Reitor do UniBH concorre a prêmio de melhor professor de negócios do mundo». Consultado em 25 de dezembro de 2012