Riviera Turca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa da Turquia com a localização da Riviera Turca
Praia de Olimpos, com uma gulet em primeiro plano

A Riviera Turca é um termo usado para referir uma área costeira no sudoeste e sul-sudoeste da Turquia que, na sua aceção mais lata vai de Çesme, oeste de Esmirna, até Anamur. Por vezes usa-se outra designação para a mesma região turística: Costa Turquesa, embora na maior parte dos casos essa designação se associe mais à costa da antiga Lícia, a península do sudoeste da província de Antália[1] e, mais raramente, também à costa da província de Muğla.

Em muitos contextos, "Riviera Turca" designa apenas a costa da província de Muğla e a costa da província de Antália a oeste de Alanya. Noutros contextos, o termo apenas se aplica à faixa entre Alanya e as zonas imediatamente a ocidente da cidade de Antália. Na sua aceção mais vasta, a "Riviera Turca" inclui a costa da metade sul da província de Esmirna, a totalidade da costa das províncias de Aydın, Muğla, Antália, e ainda a parte mais ocidental da província de Mersin. Nem toda a literatura turística usa o termo "Riviera Turca", sendo comum que em vez disso alguns dividam a zona em "Costa do Egeu", por sua vez pode ser dividida em duas partes (norte e sul), "Costa Turquesa" e "Costa Mediterrânica" ou "Costa Mediterrânica Oriental", designando estas últimas a zona costeira desde Antália, a oeste, até Mersin,[1] quando não mesmo até à fronteira com a Síria, na província de Hatay, a leste.[2]

A combinação de um clima ameno, água do mar quente, mais de mil quilómetros de costa ao longo do Egeu e do Mediterrâneo, com as altas montanhas cobertas de florestas do Tauro, com neve nos picos mais altos durante o inverno, em alguns locais mergulhando no mar, e inúmeros pontos de interesse natural e histórico, faz desta região um destino turístico muito popular tanto para turcos como para estrangeiros.[1] [3] Entre os inúmeros locais de interesse arqueológico encontram-se dois onde se encontravam duas das "Sete maravilhas do mundo" — o Mausoléu de Halicarnasso, em Halicarnasso (Bodrum), e o Templo de Ártemis, em Éfeso, próximo de Esmirna.

Mar junto às muralhas de Alanya

A região tem um passado histórico muito rico, tanto em factos como em lendas e mitos, estando presente no folclore de muitas culturas ao longo da História. Foi o berço e local de habitação e de passagem numerosas figuras históricas de renome mundial, como estudiosos, santos, guerreiros e reis, além de seres mitológicos. Diz-se que Marco António, o influente político e militar romano escolheu a região como o mais belo presente de casamento para a sua noiva Cleópatra e que os dois teriam passado a lua-de-mel onde hoje é Alanya.[3] São Nicolau, o santo que deu origem à figura do Pai Natal, viveu em Mira,[4] a atual Demre, uma cidade próxima de Antália. Heródoto, considerado o "pai" da História, nasceu em Halicarnasso,[5] a atual Bodrum no século V a.C.. Acredita-se que Yanartaş, um local do Parque Nacional de Olimpos onde há chamas eternas naturais, numa zona montanhosa vulcânica a ocidente de Antália, perto de Dalyan, seja o monte Quimera, que deu origem ao mito da Quimera, o monstro que expelia fogo e que foi morto por Belerofonte.

A Riviera Turca é também conhecida pelas Viagens Azuis (Blue Voyages) ou Cruzeiros Azuis, cruzeiros de alguns dias feitos em gulets, embarcações à vela cujo nome deriva do termo francês gouëlette (escuna em português). Os cruzeiros teem a duração de alguns dias — tipicamente uma semana — e percorrem a costa da antiga Lícia, parando em pequenas praias quase desertas e outros locais costeiros de grande beleza natural, locais históricos, necrópoles da Antiguidade à beira-mar, etc.

Templo de Apolo em Sida

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Ayliffe, Rosie; Dubi, Marc; Gawthrop, John; Richardson, Terry. The Rough Guide to Turkey (em inglês). 5 ed. [S.l.]: Rough Guides, Ltd, 2003. 445 p. ISBN 1-84353-071-6
  2. Mediterranean Coast (em inglês). www.lonelyplanet.com. Lonely Planet (2009-02-17). Página visitada em 2010-10-05.
  3. a b The Mediterranean, Mark Anthony, Turkey's southern shore... [ligação inativa] (em inglês). www.myturkiye.info (2007). Página visitada em 2010-10-05. Cópia arquivada em 2007-11-23.
  4. St Nicholas (em inglês). www.santas.net. Australian Media Pty Ltd, Santa's Net. Página visitada em 2010-10-05.
  5. Nosotro, Rit. Herodotus - The Father of History? (em inglês). HyperHistory.net. Página visitada em 2010-10-05.
Teatro grego de Mira, a cidade onde viveu São Nicolau, o santo que deu origem à figura do Pai Natal
Túmulos lícios perto de Demre, a antiga Mira, no sudoeste da província de Antália
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.