Rizocéfalo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRhizocephala
Caranguejo parasitado por um rhizocéfalo do género Sacculina mostrando o externa. Da obra Kunstformen der Natur de Ernst Haeckel, 1904.

Caranguejo parasitado por um rhizocéfalo do género Sacculina mostrando o externa. Da obra Kunstformen der Natur de Ernst Haeckel, 1904.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Maxillopoda
Subclasse: Thecostraca
Infraclasse: Cirripedia
Superordem: Rhizocephala
Müller, 1862
Ordens
Kentrogonida

Akentrogonida

Rhizocephala é um grupo de crustáceos da classe Cirripedia (à qual pertencem os percebes e as cracas), que são parasitas de outros crustáceos, como os camarões e os caranguejos. Por esta razão, estes animais possuem adaptações que não permitem, à primeira vista, associá-los aos restantes crustáceos; de facto, é difícil sequer identificá-los como um ser vivo separado do seu hospedeiro.

Um rizocéfalo (das palavras gregas que significam “raiz” e “cabeça”) adulto não tem apêndices, nem o corpo segmentado e perdeu todos os órgãos internos, com excepção das gónadas e resíduos do sistema nervoso.

Um náuplio fêmea tem a sua primeira metamorfose assim que se agarra a um hospedeiro, ramificando-se principalmente à volta do seu sistema digestivo. O rizocéfalo produz um órgão em forma de saco, o externa, que contém os ovários, que só se tornam activos quando um náuplio-macho se funde com este órgão. Os ovos são de dois tipos: ovos grandes que produzem náuplios-machos e ovos pequenos que produzem fêmeas.

O hospedeiro cuida do externa do parasita como se fosse o seu próprio e não sofre mais mudas, nem produz os seus próprios ovos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Høeg, J. T. 1995. The biology and life cycle of the Cirripedia Rhizocephala. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom 75:517-550.