Rizzoli & Isles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Rizzoli & Isles é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 10 de novembro de 2014.
Rizzoliisles 1.svg
Rizzoli & Isles (PT/BR)
Informação geral
Formato Série
Género drama
crime
Duração 45 - 55 minutos
Estado em exibição
Criador(es) Janet Tamaro
(baseado na obra de Tess Gerritsen)
País de origem  Estados Unidos
Produção
Diretor(es) Michael Zinberg
Produtor(es) Joel Fields, Bill Haber, Janet Tamaro
Elenco Angie Harmon
Sasha Alexander
Bruce McGill
Lee Thompson Young
Jordan Bridges
Tema de abertura "I'm Shipping Up to Boston"
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos TNT
Brasil SBT
Transmissão original Estados Unidos 12 de julho de 2010 – presente
Brasil 27 de julho de 2014 – presente
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 68 (Lista de episódios)

Rizzoli & Isles[1] é uma série televisiva americana da TNT, baseada na série de romances de Tess Gerritsen, que conta a história de uma detetive da polícia de Boston e uma médica legista que combinam suas habilidades e talento para resolver assassinatos. Estreou no Brasil dia 6 de abril de 2011 no Space, e atualmente é exibido em Tv aberta pelo canal SBT e na Tv por assinatura pelo canal Glitz. Em Portugal a estreia foi em junho de 2011, no canal Fox Life.[2] O ator Lee Thompson Young que interpreta o Detetive Frost cometeu suicídio no dia 19 de Agosto de 2013. Os produtores do seriado optaram por fazer uma pausa na gravação de novos episódios. Os episódios da quarta temporada, voltaram a ser exibidos dia 25 de fevereiro de 2014 na televisão norte-americana. Antes do final na quarta temporada a TNT anunciou a renovação da série para mais uma temporada.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Personalidades muito diferentes fazem a relação entre a detetive Jane Rizzoli (Angie Harmon) e Maura Isles (Sasha Alexander) tão eficaz. Jane, a única policial feminina na Divisão de Homicídios de Boston, é dura, implacável e raramente baixa sua guarda, enquanto a impecavelmente bem vestida Maura apresenta um temperamento por vezes gelada – ela se sente, afinal, mais confortável entre os mortos do que vivos. Juntas, as amigas Jane e Maura criaram uma relação peculiar e de apoio. E combinam seus conhecimentos para resolver os casos mais complexos de Boston. O elenco conta ainda com Jordan Bridges e Bruce McGill.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais:

  • Angie Harmon como Jane Clementine Rizzoli: é uma detetive da Unidade de Homicídios da Polícia de Boston. Filha mais velha de uma família ítalo-americana, Jane é impetuosa e brilhante, e muitas vezes teimosa, mas também uma mulher confiante e independente. É extremamente competitiva e jamais baixa a sua guarda com qualquer pessoa, a não ser com sua melhor amiga e confidente, Maura Isles. Embora seja atraente, Jane não dá sorte com o sexo oposto, e é alérgica a cães, mas acabou acolhendo um cão de rua chamado Jo Friday, que fora resgatado por seu ex-parceiro, Korsak. Jane lutou longa e arduamente para ganhar o respeito de seus colegas, mas é o seu relacionamento com sua mãe igualmente teimosa, Angela Rizzoli, que, por vezes revela-se sua maior dor de cabeça. Durante seu tempo na polícia, ela teve uma experiência traumática nas mãos de um assassino em série conhecido como "O Cirurgião", Charles Hoyt; Jane tem cicatrizes nas palmas das mãos, resultado de seu primeiro confronto com Hoyt, quando ele a prendeu ao chão cravando bisturis em suas mãos, e foi salva por seu então parceiro, Vince Korsak.
  • Sasha Alexander como Dr. Maura Dorothea Isles: é a legista chefe da Comunidade de Massachusetts e perita forense do Departamento de Polícia de Boston. Maura é uma biblioteca ambulante, capaz de discorrer sobre qualquer assunto, não importando se é ou não relevante para o caso. Ela tem uma tartaruga de estimação chamada Bass, homenagem ao renomado patologista forense William M. Bass. Maura é tranquila e tem um temperamento estável. Ela é adotada, filha única de uma família rica, e está sempre impecavelmente vestida, como se estivesse indo a uma sessão de fotos. Maura é o completo oposto de Jane, embora sejam as melhores amigas uma da outra. Maura é socialmente desajeitada e tem problemas com os homens, devido à sua honestidade desconcertante e ao hábito de revelar todas as suas condições médicas. Ela pode analisar raios-x e análise química do sangue, pode cortar os músculos e órgãos abertos, mas não possui nenhum bisturi com que dissecar emoções humanas. Mais tarde é revelado que seu pai biológico é um chefão do crime irlandês chamado Paddy Doyle, algo que ela descobre ao investigar a morte de seu meio-irmão.
  • Lorraine Bracco como Angela Rizzoli: é a mãe de Jane, Frankie e Tommy. Angela é ferozmente protetora de seus filhos, dizendo que não dorme desde que Jane decidiu se tornar uma policial. Gostaria que Jane fosse um pouco mais feminina e está constantemente tentando arranjar encontros para ela. Angela trabalha como cozinheira e garçonete na cantina do Departamento de Polícia de Boston.
  • Bruce McGill como Vincent "Vince" Walter Korsak: o ex-parceiro original de Jane Rizzoli e seu mentor não oficial. Os dois mantêm um vínculo estreito depois de anos de trabalho em conjunto, mas Korsak é claramente incomodado por não ser mais parceiro de Jane. Parece importar-se com ela como uma filha e é quase tão protetor com ela como Angela é. É revelado no piloto da série que ele salvou a vida dela de Hoyt. Korsak é capaz de largar tudo o que estiver fazendo para resgatar um animal, e gosta de assistir vídeos sobre cães na internet.
  • Lee Thompson Young como Barold "Barry" Frost: segundo e novo parceiro de Jane Rizzoli. Um gênio quando se trata de computadores e tecnologia, mas tem pavor de cadáveres e fica doente com a visão de sangue. Ele é muito protetor de Jane e fica com ela como um parceiro leal. Em vista do suicídio do ator, fato que interrompeu temporariamente a produção da série, foi informado no início da quinta temporada que Frost morreu em um acidente de carro.
  • Jordan Bridges como Francesco “Frankie” Rizzoli Jr.: é irmão de Jane e filho do meio da família Rizzoli. Admira Jane mas não gosta de ficar na sua sombra, especialmente enquanto tenta seguir seu próprio caminho na força policial. Como todos os homens na vida de Jane, Frankie é mais protetor com ela do que ela gostaria. Tornou-se policial contra a vontade de sua mãe, e vê Jane como um modelo a seguir. Na quarta temporada Frankie é promovido a detetive.
  • Brian Goodman como Sean Canavaugh (personagem recorrente até a terceira temporada e principal desde então): é tenente da Unidade de Homicídios do Departamento de Polícia de Boston. Ferozmente leal a Jane e um velho amigo de Korsak, Sean é capaz de ignorar as regras por sua equipe. Descobre-se depois que Sean perdeu sua esposa e filho em um incêndio provocado por Paddy Doyle, quando ele e Korsak eram novatos.

Personagens recorrentes:

  • John Doman como Patrick "Paddy" Doyle: um chefe do crime irlandês-americano e pai biológico e protetor de Maura Isles.
  • Jacqueline Bisset como Constance Isles: artista plástica e mãe adotiva de Maura Isles. Ela ama Maura, mas não consegue ter com ela uma relação estreita.
  • Colin Egglesfield como Thomas "Tommy" Rizzoli: o irmão mais novo e problemático de Jane e Frankie; esteve preso por atropelar um padre quando dirigia embriagado. Após libertado volta a morar com a família, mas tem problemas frequentes com a bebida. É apaixonado por Maura.
  • Chris Vance como Casey Jones: uma antiga paixão de Jane durante o ensino médio, reencontrou-se com ela durante a segunda temporada. Oficial do Exército dos EUA no Oriente Médio, ele voltou para Boston na terceira temporada, mas terminou com Jane por causa de lesões que o deixaram parcialmente paralisado da cintura para baixo. Após uma cirurgia bem sucedida que lhe devolveu os movimentos, ele procurou novamente Jane e ambos tentam retomar seu relacionamento.
  • Darryl Alan Reed como Rondo: é informante de Jane e tem acesso à informação no mundo do crime. Tem uma personalidade cômica e sempre chama Jane de “Vanilla” (baunilha). Revela-se mais tarde que Rondo foi no passado um grande cantor de jazz.
  • Billy Burke como Gabriel Dean: agente do FBI que trabalha frequentemente com os detetives de Homicídio de Boston, é claramente interessado em Jane Rizzoli.
  • Chazz Palminteri como Francesco "Frank" Rizzoli, Sr.: pai de Jane, Frankie e Tommy. Ele possui e dirige uma empresa de canalizações chamada Rizzoli e Filhos. Ele e Angela se divorciaram na primeira temporada da série. Mais tarde, Frank tenta convencer Angela a anular o casamento para poder casar-se novamente numa cerimônia católica, no que é condenado por toda a família. No final da quarta temporada, comunicou que está com câncer de próstata, e, apesar da notícia, sua família acha difícil esquecer suas transgressões passadas.
  • Michael Massee como Charles Hoyt: um ex-assassino em série, é o maior inimigo de Jane, a quem torturou e quase matou no primeiro confronto entre ambos. Mesmo atrás das grades, continuou a atormentá-la.
  • Sharon Lawrence como Hope Martin: é a mãe biológica de Maura, e sempre acreditou que a filha havia morrido quando era bebê. Ela é uma renomada patologista forense.
  • Emilee Wallace como Cailin: filha de Hope e meia-irmã de Maura Isles. Maura anonimamente doou um de seus rins para Cailin para salvar sua vida.
  • Alexandra Holden como Lydia Sparks: uma jovem mulher que estava grávida quando fez amizade com Angela. Logo é revelado que o filho que ela esperava seria de Tommy ou de Frank, ex-marido de Angela. Após o nascimento o bebê foi chamado de TJ ("Tommy Junior").
  • Tina Huang como Susie Chang: criminalista sênior do laboratório de crime do Departamento de Polícia de Boston.

Episódios[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada da série com 10 episódios, estreou no dia 12 de junho de 2010 nos Estados Unidos.

A segunda temporada estreou nos Estados Unidos em julho de 2011, contando com 15 episódios.

A estreia da 3ª temporada, com 15 episódios, estreou no verão de 2012 nos Estados Unidos

Em 29 de Julho de 2012, a Série foi renovada para a 4ª temporada, que contará com 16 episódios. [3]

Temporada Episódios Emissão original Estados Unidos
Estreia Última exibição
1 10 12 de Julho de 2010 13 de Setembro de 2010
2 15[4] 11 de Julho de 2011 26 de Dezembro de 2011
3 15 5 de Junho de 2012[3] 14 de Agosto de 2012
4 16 25 de Junho de 2013 (2013-06-25)[5]
25 de Fevereiro de 2014 (2014-02-25)[6] [7]
10 de Setembro de 2013 (2013-09-10)[8]
18 de Março de 2014 (2014-03-18)[9]
5 15 17 de Junho de 2014 (2014-06-17) 2014

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Rizzoli & Isles teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Na 1ª temporada, em base de 17 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 62% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6.7, calculada de 74 votos e usada para avaliar a recepção do público.[10]

Referências

  1. Rizzoli & Isles. SBT, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  2. ESTREIA ‘RIZZOLI & ISLES’ Fox life.
  3. a b TV by the Numbers (5 de agosto de 2011). TNT Renews Rizzoli & Isles for a 15 Episode 3rd Season. Press release. Página visitada em 5 de agosto de 2011.
  4. Turner Broadcasting System (30 de Julho de 2010). TNT Orders New Seasons of Three Hit Series: The Closer, Rizzoli & Isles and Leverage. Press release. Página visitada em 30 de Julho de 2010.
  5. Summer Premiere
  6. Bibel, Sara (November 12, 2013). 'Rizzoli & Isles' and 'Perception' to Premiere Tuesday, February 25 on TNT TVbytheNumbers. Visitado em November 12, 2013.
  7. Winter Premiere
  8. Summer Finalle
  9. Series Finale
  10. Rizzoli & Isles (em inglês) Metacritic. Visitado em 8 de setembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]