Roadie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Roadie (do Inglês, Road, estrada, + a terminação diminutiva ie) seria o estradinha num neologismo popular e carinhoso. Seu apelido originou-se da sua função principal que era estar sempre nas estradas, durantes as grandes turnês de músicos norte-americanos, que viajam grandes distâncias em caravanas de ônibus leito. Atualmente, os roadies são indispensáveis em concertos e turnês pelo mundo inteiro e são quem executam toda parte pré-produção de um show, preparando inclusive o palco para o concerto.[1]

O termo roadie não é usado somente na industria musical, mas também com as trupes teatrais, ou qualquer outro evento que envolva uma produção artística e com equipamentos.

Funções do roadie[editar | editar código-fonte]

Idiomaticamente, o roadie seria o bagagista da banda; aquele que carrega os equipamentos, mas ele também executa as funções da preparação e montagem da aparelhagem nos palcos, antes das apresentações, instalando os andaimes, instalando a iluminação, os amplificadores, preparando e instalando toda parte técnica eletrônica, afinando e pré-ligando e testando os instrumentos e módulos eletrônicos, etc. O roadie também auxilia continuamente durante os concertos, com os detalhes técnicos de acordo com a habilidade e experiência de cada indivíduo. Durante concertos, ele é uma espécie de salva-vidas do músico, ajudando o guitarrista a trocar de guitarras quando necessário, ajudando a substituir baquetas quebradas do baterista, ajustando com os microfones, substituindo cabos faltosos, etc. Com o passar do tempo, um roadie pode executar funções mais técnicas, como auxiliar na mesa de som com a mixagem, ou no controle de luzes.

O roadie é o personagem que passa quase despercebido mas que, para uma boa performance de palco, é indispensável, sempre cobrindo a retaguarda do músico nas situações adversas em shows, e sempre realizando o trabalho mais árduo numa “gig”. O roadie é o primeiro a chegar sempre no local do show e é sempre o último elemento a ir embora.

Características da profissão[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o roadie é uma profissão recente( menos que 50 anos), que vem aos poucos tomando lugar na cena musical. Os músicos estão reconhecendo cada vez mais a importância deste profissional, e o mercado para esse ofício está se expandindo cada vez mais. Hoje, em cidades como Vitória,ES- Brasil, existe empresas (equipes) especializadas em roadie e produção técnica musical

Atualmente, o trabalho é tão reconhecido que o roadie não trabalha somente para bandas. Artistas solo que tocam em bares, ou que trabalham nas festas em geral, requerem o trabalho de um profissional que entenda de da dinâmica de uma apresentação para auxiliá-lo.

Quem pensa que o trabalho do roadie é só o de carregar equipamentos e de ajudar nas adversidades em shows, engana-se. Viturino Roadie, profissional autônomo na área, explica que também é possível atuar na direção de palco do show, ou seja, na comunicação com os demais membros da equipe técnica, coordenando tudo o que diz respeito a som e iluminação de palco.

O trabalho do roadie está expandindo barreiras, a ponto que não só os estilos populares como reggae, rock e pop, mas também as apresentações de música erudita contratarem o profissional. Viturino relata que uma barreira a ser ultrapassada pelos roadies quando se fala em trabalho são as festas rave. Ele relata que o profissional faria grande diferença em se tratando de direção técnica e logística desses eventos. Atualmente o trabalho de um roadie vem cada dia mais sendo exigido em conhecimento e convivência, já que passam maior parte do seu tempo na estrada, passaram a ser também uma espécie de técnicos em eletronica, luthier etc . Mas lembrando que não é preciso ser um " engenheiro nuclear ", para ser um roadie basta ser ágil e ter um bom astral nas horas difíceis que não são poucas .

KAKADO ROADIE (Luiz Ricardo Martins), de Vitória,ES- Brasil, define a profissão de roadie como cautelosa.O Roadie deve sempre pensar à frente, prevendo e prevenindo falhas e necessidades dos Músicos e das Gigs (shows, eventos, espetáculos, pequenas apresentações, etc;) O ofício de Roadie exige dedicação em excesso,paciência,conhecimento instrumental,Inglês Técnico, abdicação de boa parte do lazer, das horas de sono e em alguns casos, até da vida conjugal e familiar.

O roadie é o personagem que passa quase despercebido mas que, para uma boa performance de palco, é indispensável, sempre cobrindo a retaguarda do músico nas situações adversas em shows, e sempre realizando o trabalho mais árduo numa “gig”. O roadie e o primeiro a chegar sempre no local do show e é sempre o último elemento a ir embora. E faz tudo com dedicação e amor.

Mesmo com cursos de roadie e de produção técnica que são oferecidos nos dias de hoje, se destaca o roadie que possui mais tempo de profissão. Ao longo dos anos, o roadie adquire mais know-how (nohall), o que o torna mais qualificado e solicitado para as Gigs.

BIGODE ROADIE ( Alceu Valença), do Rio de Janeiro, teve sua carreira iniciada nos 1980, homenageado pelo bloco dos roadies de Olinda no ano de 2012 como roadie mais antigo do brasil no exercício da profissão, além de ser conhecido no brasil pela maioria das produções de evento, participou de eventos como Rock in Rio, e festivais na França, Alemanha, Suíça, Portugal, atualmente exerce a função de roadie para o cantor da Musica Popular Brasileira - Alceu Valença, a mais de 30 (trinta) anos, assistido pelo auxiliar de roadie Rissashi Honda nos últimos 5 (cinco) anos.

Homenagem aos roadies[editar | editar código-fonte]

Jackson Browne escreve:

  • Now the seats are all empty
  • Let the roadies take the stage
  • Pack it up and tear it down
  • They're the first to come and the last to leave
  • Working for that minimum wage
  • They'll set it up in another town//
  • (agora os assentos estão todos vazios)
  • (Deixe que os roadies tomem conta do palco)
  • (Pegue as caixas e desmonte tudo)
  • (Eles são os primeiros a chegar e os últimos a sair)
  • (Trabalhando por aquele salário mínimo)
  • (Eles vão montar tudo de novo noutra cidade)
  • No álbum do Pink Floyd, Ummagumma (LP), os roadies aparecem na foto da capa de trás. A banda também incluiu os roadies conversando na gravação do álbum, The Dark Side of the Moon.
  • Quando Gene Simmons, cantor da banda Kiss tentou assoprar fogo pela primeira vez, em 1973, durante um show de Ano Novo, em Nova Iorque, ele acidentalmente incendiou o seu cabelo cheio de laquê, mas um roadie rapidamente apagou o incêndio com uma toalha molhada.
  • A banda, Simple Plan, tem um capítulo inteiro no DVD, A Big Package for You, dedicado ao seu roadie, Patrick Langlois.
  • No Brasil, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre homenagearam Chico da Corimba, roadie e boêmio sambista na música "Chico não vai na corimba".

Roadies músicos[editar | editar código-fonte]

Alguns roadies são músicos e acabam entrando em bandas:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. O que é um roadie ? Portal da comunidade dos Roadies responde suas perguntas(em inglês)
  2. Running on Empty, Asylum Records, estílo: rock; Billboard "Top-3" de 1977 nas paradas dePop-albums dos EUA.
  3. Billboard "Top 20" de 1978 nas paradas de Pop-singles dos EUA.