Golfinho-comum-de-bico-curto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Roaz corvineiro)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGolfinho

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Delphinus
Espécie: D. delphis
Nome binomial
Delphinus delphis
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

O golfinho (Delphinus delphis L.), também chamado delfim[1], ou golfinho-comum é a espécie mais comum da família Delphinidae. Há mais Delphinus delphis do que qualquer outra espécie de Delphinus nas águas temperadas dos oceanos Atlântico e Pacífico. Também pode ser encontrado nos mares do Caribe e do Mediterrâneo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Golfinho" originou-se do grego delphís, através do latim delphinu, com influência de "golfo"[2]. "Delfim" se originou do grego delphín, pelo latim delphine[1].

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Golfinhos podem viver em agregações de centenas ou mesmo milhares de indivíduos. Eles às vezes podem ser confundidos com outras espécies de golfinhos, como as baleias-piloto. São nadadores rápidos (até 60 km por hora) e são muito bons em acrobacias, uma coisa bem comum nesta espécie. O máximo de vida é de 35 anos, mas tem sido estimada em 22 anos para a população do Mar Negro.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Esta espécie de golfinho tem uma dieta variada composta por muitas espécies de peixes e lulas que vivem a menos de 200 metros de profundidade.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

O golfinho tem um período de gestação de 10 a 11 meses. O filhote recém-nascido tem um comprimento de entre 70 e 100 centímetros e pesa cerca de 10 kg. Para a população do Mar Negro, o desmame ocorre entre 5 e 6 meses, mas ocorre mais tarde (até cerca de 19 meses) em outras áreas. A idade que ocorre a maturidade sexual também varia por localização, mas pode variar entre 2 e 7 anos para as fêmeas e 3 e 12 anos para os machos.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.531
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.856
  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.