Ilha Robben

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Robben Island)
Ilha Robben 

Entrada para a prisão

Critérios C (iii) (vi)
Referência 916 en fr es
País África do Sul
Coordenadas 33º 48' S 18º 22' E
33º48'S 18º22'E
Histórico de inscrição
Inscrição 1999

Nome usado na lista do Património Mundial

Celas
Pátio da prisão
Pedreira

A ilha Robben é uma ilha localizada à entrada da baía da Mesa, a 11 km da Cidade do Cabo, com 5,4 km de comprimento e 2,5 km de largura máxima. Foi “descoberta” por Bartolomeu Dias em 1488 e, durante muitos anos, foi utilizada por navegadores portugueses, mais tarde por britânicos e neerlandeses como posto de reabastecimento. Nelson Mandela — o primeiro presidente da África do Sul eleito por sufrágio universal em 1994 – e seus companheiros estiveram encarcerados durante mais de duas décadas na ilha Robben. A ilha foi inscrita pela UNESCO na lista do Património da Humanidade em 1999.

Para além de ser um museu que retrata uma parte da história da África do Sul, principalmente no que refere à luta contra o apartheid, a Ilha Robben é igualmente um santuário natural para muitas espécies, tanto marinhas, como terrestres.

O nome significa ilha das focas em neerlandês.

Santuário da natureza[editar | editar código-fonte]

Apesar de exposta aos fortes ventos do sul, a ilha Robben é um santuário da natureza – e a parte norte da ilha é oficialmente um santuário para aves, com cerca de 132 espécies, algumas das quais em risco de extinção. O Pinguim-africano, que já esteve ameaçado, neste momento reproduz-se em grandes números na ilha.

No que respeita a outros tipos de animais, existem na ilha 23 espécies de mamíferos, avestruzes e vários tipos de lagartos, cobras e tartarugas. Do ponto de vista da fauna marinha, as águas à volta da ilha são ricas em focas, baleias e golfinhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ilha Robben

Ver também[editar | editar código-fonte]