Robbie Baldwin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

e

Robbie Baldwin
[1]

Baldwin como Suplício. Arte por Marko Djurdjevic
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição como Speedball:
Amazing Spider-Man Annual #22 (1988)
como Suplício:
Civil War: Front Line #10 (2006)
Criado por Steve Ditko
Tom DeFalco
Características do personagem
Alter ego Robert "Robbie" Baldwin
Afiliações Thunderbolts
Novos Guerreiros
Liga dos Perdedores
Controle de Danos Ltda.
Codinomes conhecidos Speedball
Habilidades Speedball:
Geração de campos de força
Suplício:
Geração de energia
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Robert "Robbie" Baldwin é um personagem fictício do Universo Marvel. Ele também é conhecido pelos codinomes Suplício e Speedball. Foi criado por Steve Ditko (escritor) e Tom DeFalco (desenhista). Apareceu primeiramente em Amazing Spider-Man Annual #22. Com os acontecimentos do mega evento da Marvel Guerra Civil, Baldwin sofreu mudanças drásticas e passou a integrar os vilões reformados conhecidos por Thunderbolts.

História[editar | editar código-fonte]

Baldwin era um estudante do colegial quando começou a enfrentar o crime, depois de um acidente no Hammond Research Laboratoty, onde trabalhava meio-período. Quando os cientistas da Hammond encontraram uma nova forma de energia vinda de outra dimensão, Baldiwn foi bombardeado com ela. Ele percebeu seus novos poderes, as bolhas que ele criava, e fez uma roupa de herói.

Durante uma batalha contra alguns ladrões, Robbie descobriu que as bolhas e seus poders lhe davam um proteção de impactos. Chamando ele mesmo de Speedball, Baldiwn começou a combater o crime em Connecticut[1] . Ele teve problemas com os pais por causa de sua vida dupla. A situação começou a ficar tensa entre Baldwin e seus pais.

Novos Guerreiros[editar | editar código-fonte]

Quando Robbie estava comprando em Nova York com sua mãe, ele entrou em uma batalha contra Terrax junto com um número de super-heróis. Esses heróis se uniram e fundaram a primeira formação dos Novos Guerreiros. Quando Robbie foi mandado para a dimensão de onde vinha seus poderes[2] , Darrion Grobe assumiu seu o codinome Speedball. Baldwin teve um relacionamento com Rina Patel, conhecida também por Timeslip.

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Baldwin foi um dos Novos Guerreiros que, querendo aumentar a audiência de seu Reality Show, atacaram quatro vilões fugitivos da balsa (Homem de Cobalto, Speedfreak, Impiedosa e Nitro). Foi nesse ataque que Nitro explodiu em Stamford, matando 600 civis, incluindo 60 crianças[3] . Ele foi um dos poucos sobreviventes. Foi preso na prisão da Zona Negativa e forçado a se registrar. Ele se recusou e a Mulher-Hulk tentou persuadí-lo a aceitar a proposta de se registrar.

Quando ele foi ser removido para o seu julgamento, o pai de uma das crianças mortas em Stamford atirou nele, fazendo ele ficar com uma seqüela. Esse tiro fez com que Baldwin ganhasse novos poderes e ele decidiu se registrar. Ele queimou sua antiga roupa de Speedball e mandou um costureiro fazer uma nova roupa, onde havia 612 pontos de dor e que simbolizavam as 612 mortes que ele ajudou a causar. Ele vestiu a armadura, mesmo sangrando, e adotou o nome de Suplício. Logo depois, entrou para os Thunderbolts.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Speedball[editar | editar código-fonte]

O corpo de Robbie tinha um escudo protetor que fazia com que qualquer ataque voltasse. Ele também criava bolhas de energia e campos de força para se proteger. Usava esse campo para poder voar.

Suplício[editar | editar código-fonte]

Depois dos eventos em Stamford, os poderes de Baldwin foram modificados. Como Suplício, Baldwin pode criar energia a partir de seu corpo. Sua nova armadura ajuda a transmitir essa energia e a passá-la por todo o corpo.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Marvel Team-Up: League of Losers[editar | editar código-fonte]

Speedball apareceu em Marvel Team-Up (vol. 3), escrito por Robert Kirkman. Ele participava da lista em que havia um grupo de heróis chamados de "A Liga dos Perdedores". O grupo incluia Gravidade, Falcão de Aço, Adaga, Araña, X-23, Sonâmbulo e Terror. Eles se juntaram para poder derrotar Chronok, que havia matado todos os maiores heróis da Marvel.

Zumbis Marvel[editar | editar código-fonte]

Em Zumbis Marvel, Speedball é um dos super-heróis zumbificados que foram atacar o castelo do Dr. Destino.

MC2[editar | editar código-fonte]

Speedball aparece frequentemente nas aventuras da Garota-Aranha. Ele já foi membro Vingadores, mas saiu.

Ultimate Speedball[editar | editar código-fonte]

Em Ultimate Marvel, uma versão do Speedball é mencionado em Ultimate Spider-Man #81. Em Ultimate Spider-Man Annual #2 (2006), uma pessoa com a roupa de Speedball estava sob custódia da polícia.

Trívia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Speedball #1
  2. New Warriors, vol. 1 #50
  3. Civil War 1
  4. New Warriors, vol. 1 #32