Hannah Montana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Robby Ray Stewart)
 Nota: Este artigo é sobre a série de televisão. Para a cantora que a interpreta, veja Miley Cyrus.
Hannah Montana
Hannah Montana
Informação geral
Formato sitcom
Gênero Musical
Comédia
Duração 23–24 minutos
Estado Encerrada
Criador(es)
Elenco
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 4
Episódios 98 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) executivo(s)
Câmera
Tema de abertura The Best of Both Worlds por Miley Cyrus
Empresa(s) produtora(s)
Exibição
Emissora original Disney Channel
Formato de exibição 480p (SDTV) (2006-2010)
720p (HDTV) (2010-2011)
Transmissão original 24 de março de 2006 (2006-03-24) – 16 de janeiro de 2011 (2011-01-16)[1]

Hannah Montana é uma série de televisão estadunidense estrelada por Miley Cyrus. O seriado conta a história de Miley Stewart, uma garota do ensino médio, que esconde um segredo de ser a pop star Hannah Montana.[2] A série estreou dia 24 de março de 2006 pelo Disney Channel.

A série foi nomeada para o Primetime Emmy Award na categoria "Destaque Para Programas Infantis" em 2007, 2008, 2009 e 2010,[3][4] porém, não venceu nenhuma vez e ainda afirma em um dos episódios que “ é bom demais”. O filme da série foi lançado nos cinemas no dia 10 de abril de 2009, apesar de que em 2008, já havia sido lançado um filme-show. A terceira temporada estreou no dia 2 de novembro de 2008 e terminou no dia 14 de março de 2010. O show foi renovado para a quarta e última[5] temporada, que começou a ser filmada no dia 18 de janeiro de 2010; e encerrou as suas filmagens no dia 14 de maio de 2010.[6] A última temporada estreou no dia 11 de julho de 2010;[7][8] e tornou-se a última comédia da Disney a sofrer uma transição de definição standard para alta definição no processo. A 4ª temporada foi promovida como Hannah Montana Forever. O fim da série ocorreu no dia 16 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos. Hannah Montana é considerada uma das maiores séries de sucessos do Disney Channel, com um grande número de audiência, que alcançou diversos países e milhares de fãs.

A 4º temporada foi exibida pelo SBT de 15 de novembro de 2015 até 2016, como parte da programação do Mundo Disney.

No dia 17 de janeiro de 2019, estreou no Canal do Youtube do Disney Channel Brasil, no especial Disney Channel Replay, com os 4 primeiros episódios da primeira temporada da série.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série mostra a vida de Miley Stewart, uma garota que nasceu no estado americano do Tennessee, mas que agora vive em Malibu, na Califórnia, para onde se mudou com o irmão mais velho, Jackson, e o pai viúvo, Robby, um compositor musical. Durante o dia, Miley vai à escola como qualquer garota, mas, diferentemente dos outros alunos, ela guarda um grande segredo: ela é a famosa estrela pop, Hannah Montana. Escondendo sua verdadeira identidade com uma peruca loira, Hannah viaja pelo mundo e diverte seus fãs com músicas escritas por seu pai e empresário. Dessa forma, Miley vive a vida que qualquer garota sonha em ter, mas ao mesmo tempo em que o glamour e a fama têm suas vantagens, limusines, roupas da moda e amigos famosos, ela quer ser tratada como uma garota da sua idade e ter uma vida "normal" na escola e no dia a dia.

Com seus melhores amigos, Lilly Truscott e Oliver Oken, Miley tenta atravessar o conturbado período escolar, em que tenta conseguir boas notas, impressionar sua paquera, e ser aceita pelos vários grupos do colégio.

Produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

A ideia original para este show foi baseada num episódio de As Visões da Raven chamado "Goin' Hollywood" (em português traduzido como "Ir a Hollywood"), que serviu para a produção de um episódio-piloto para um sitcom chamado provisoriamente Better Days, produzido para a estrela Alyson Stoner, no qual uma estrela mirim de um popular programa de televisão do mesmo nome tenta ir a uma escola normal. O episódio de número 14 da 1ª temporada, chamado "New Kid in School", tem a premissa básica neste episódio. A cantora de Pop e R&B JoJo[9] foi convidada para o papel de "Zoe Stewart", porém recusou a proposta. Miley Cyrus, inicialmente, fez o teste para o papel da "melhor amiga" de Zoe, Lilly Romero (que mais tarde passou a se chamar Lilly Truscott), mas achou melhor fazer o teste para a personagem principal. Então, ela tentou pegar o papel para Chloe Stewart/Hannah Montana. Conseguiu, e então, Chloe Stewart foi mudada para Miley Stewart.

Em dezembro de 2006, a Disney anunciou planos para lançar produtos de Hannah Montana, incluindo roupas, joias e bonecas, apenas em lojas selecionadas.[10] Bonecas cantantes lançaram a linha Hannah Montana Fashion Dolls (em português, Hannah Montana Bonecas Fashion), com bonecas de Hannah, Miley Stewart, e outras mercadorias, em agosto de 2007. Mais bonecas de Hannah foram lançadas em novembro, junto com bonecos de Oliver, Lilly e, posteriormente, bonecos de Jake Ryan. Estes tornaram-se um dos brinquedos mais populares do Natal em 2007.[11]

De acordo com o Daily Dispatch, a série de TV alcançou uma audiência global de quase 700 milhões de espectadores em 2008. A importante revista Forbes disse : "Se os telespectadores de Miley fossem de um país, seriam a quinta maior população do mundo - à frente do Brasil".[12] Em fevereiro de 2008, a franquia de Hannah Montana tornou-se tão importante que a Disney reuniu um grupo de "80 pessoas, encontrando-se toda a plataforma internacional para discutir o futuro de Hannah Montana".[13] Todos os segmentos de negócios da Disney estavam representados na reunião.

Sequência de Abertura[editar | editar código-fonte]

A música-tema para Hannah Montana é "The Best of Both Worlds"(em português: O Melhor dos Dois Mundos), escrita por Matthew Gerrard e Robbie Nevil, produzida por Gerrard e interpretada por Miley Cyrus (Hannah Montana). John Carta, que também compôs a música para uso em significativas mudanças de cena e comerciais da primeira temporada, compôs a música para a letra. A letra descreve a premissa básica da série.

A versão completa da música, que tem 2 minutos e 54 segundos de duração, foi incluída na trilha sonora da série, lançada em outubro de 2006. Para a versão da televisão, usada para o tema, que dura apenas 50 segundos, apenas as duas primeiras estrofes e as duas últimas partes foram usadas. "Just Like You" e "The Other Side of Me" foram inicialmente testadas para serem o tema de abertura, antes de "The Best of Both Worlds" ser escolhida.

A sequência de abertura para as duas primeiras temporadas tem as mesmas características: Clips dos episódios e de cada membro do elenco, enquanto são mostrados os nomes. O nome de cada membro do elenco é "apagado" na tela, em um letreiro com o estilo de luz. Em seguida, a sequência muda para clipes em tela cheia, com imagens dos episódios (a maioria dos clips utilizados na versão da sequência da primeira temporada foram dos primeiros episódios produzidos), com os nomes dos criadores aparecendo no clipe. O título da série aparece no início e no final da sequência (a última parte, no "concerto" que apresenta Cyrus como sua personagem, Hannah Montana). A única mudança na sequência para a segunda temporada foram as substituições dos clips dos episódios e a adição do logotipo da Disney acima do título do show.

Para a terceira temporada, uma nova versão dos créditos de abertura foi usado. Caracteriza-se com Miley e Hannah em um letreiro da Times Square. Os nomes dos atores e atrizes e vídeos do show aparecem em uma espécie de marquise, que mostra Hannah Montana com sua nova peruca e novo estilo de roupas, que foi muito criticado na época, pois nas outras duas temporadas o seu estilo e de sua amiga Lilly eram completamente diferentes. A canção usada é uma versão remixada de "The Best of Both Worlds", que foi gravada originalmente para (e ouvida em) Hannah Montana: O Filme. Isto marcou a primeira vez que uma série da Disney Channel teve sua sequência de abertura completamente renovada. A sequência foi reformatada para a alta definição e um pouco alterada para quarta temporada, com o crédito de digitação diferente, e a adição de "Forever" no título principal, a remoção de Mitchel Musso da sequência de créditos e a inclusão de clips da temporada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª
Miley Cyrus Miley Stewart/Hannah Montana Protagonista
Emily Osment Lilly Truscott/Lola Luftnagle (ou Lola LaFonda) Co-Protagonista Principal
Mitchel Musso Oliver Oken e Pedro Stallone III Co-Protagonista Principal Participação
Jason Earles Jackson Stewart Co-Protagonista Principal
Billy Ray Cyrus Robby Ray Stewart Co- Protagonista
Moises Arias Rico Suave Recorrente Co- Protagonista

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1.ª 2.ª 3.ª 4.ª
Romi Dames Traci Van Horn Recorrente Ausente
Anna Maria Perez de Tagle Ashley Dewitt Recorrente Participação
Shanica Knowles Amber Addison Recorrente Participação
Hayley Chase Joannie Palumbo Ausente Recorrente
Morgan York Sarah Recorrente
André Jamal Kinney Cooper Recorrente Ausente
Frances Callier Roxy Roker Recorrente Ausente
Greg Baker Sr. Corelli Recorrente Ausente Participação Ausente
Jaelin Palme Henrietta Laverne Participação Ausente
Corbin Bleu Johnny Collins Recorrente Ausente
Cody Linley Jake Ryan Recorrente Participação
Drew Roy Jesse Ausente Participação Recorrente
Vicki Lawrence Mamaw Ruthie/Nona Participação
Dolly Parton Tia Dolly Participação Ausente Participação
Brooke Shields Susan Stewart Ausente Recorrente Ausente
Jon Cryer Kenneth Truscott3 Ausente Participação
Selena Gomez Mikayla Ausente Participação Ausente
Tammin Sursok Siena Ausente Recorrente
Angus T. Jones T.J. Ausente Participação

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Transmissão Original EUA Transmissão Final EUA
1 26 24 de março de 2006 30 de março de 2007
2 29 23 de abril de 2007 12 de outubro de 2008
3 30 2 de novembro de 2008 14 de março de 2010
4 13 11 de julho de 2010 16 de janeiro de 2011[1]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Região Emissora Data de Estreia
Mundo Árabe Disney Channel Middle East 24 de março de 2006
(Premiere Original)
MBC3 10 de novembro de 2007
Argentina Argentina Disney Channel Latino 2006
Ásia Disney Channel Ásia 23 de setembro de 2006
Ásia Meridional Disney Channel Índia 23 de setembro de 2006
Austrália Austrália Disney Channel Austrália 7 de agosto de 2006
Seven Network 7 de abril de 2007
Países Bálticos
Letónia Letónia
Lituânia Lituânia
Estónia Estônia
Disney Channel Escândinávia 29 de setembro de 2006
Portugal Portugal Disney Channel Portugal Final de 2006
SIC 2007
TVI 2008
Brasil Brasil Disney Channel Brasil 26 de Novembro de 2006
Globo 5 de abril de 2008
SBT 15 de novembro de 2015

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana & Miley Cyrus Show: The Best Of Both Worlds Concert[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana & Miley Cyrus Show: O Melhor dos Dois Mundos é um filme-show da Walt Disney Pictures, apresentado em Disney Digital 3-D. O lançamento era limitado, era para o filme ser transmitido nos cinemas por apenas uma semana, de 1-7 de fevereiro de 2008, inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá, com o lançamento nos outros países mais tarde, porém, a transmissão foi prorrogada, devido ao grande sucesso. O filme-show conta com a participação dos Jonas Brothers.

No fim de semana de abertura, de 01-3 de fevereiro de 2008, o filme teve a receita bruta de 29 milhões de dólares. Foi o filme número 1 daquele fim de semana. Transmitido em apenas 638 cinemas, ele estabeleceu um novo recorde, após arrecadar mais de 42.000 dólares por cinema. Ele estabeleceu um recorde de maior receita para um filme em 3D em um fim de semana.

Hannah Montana: O Filme[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hannah Montana: The Movie

Hannah Montana: The Movie é a adaptação para o cinema do sitcom norte-americano Hannah Montana. As filmagens começaram em abril de 2008,[14] e boa parte foi gravada em Columbia, Tennessee,[15] e Los Angeles, Califórnia,[16][17][18] e foi concluída em julho de 2008.[19] O filme foi lançado no dia 10 de abril de 2009 nos Estados Unidos e no Canadá.[19]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Trilhas Sonoras

Edições Especiais

Karaokês

Ao Vivo

Singles

Turnês[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Espetáculos[editar | editar código-fonte]

Hannah Montana em Londres[editar | editar código-fonte]

Este show foi realizado no clube de Koko, no dia 28 de Março de 2007, em Londres, Inglaterra. Hannah respondeu algumas perguntas dos seus fãs. O show estreou no Disney Channel do Reino Unido em 7 de maio de 2007. As canções Nobody's Perfect, Make Some Noise, Life's What You Make It, The Best of Both Worlds e Pumpin' up the Party foram cantadas e dançadas por Hannah Montana.

Hannah Montana & Miley Cyrus: Best of Both Worlds Concert[editar | editar código-fonte]

Este espectáculo teve a participação especial dos Jonas Brothers. Foi filmado com câmaras especiais para realização em 3D. Mostram os bastidores de Hannah e Miley, por detrás das câmaras. Esta turnê passou por 56 cidades do EUA, e os bilhetes foram vendidos a uma velocidade alucinante.

Processos judiciais[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de agosto de 2007, Buddy Sheffield processou a Disney devido Hannah Montana, alegando que ele quem havia originalmente criado a série, porém, ele nunca foi compensado pela empresa. Na ação, Sheffield alega que ele quem trouxe a ideia de uma série de televisão baseada no show, com o nome de "Rock and Roland", para o Disney Channel em 2001, com o enredo de uma estudante ginasial que vivia uma vida dupla como estrela do rock. O processo alega que os executivos do canal inicialmente gostaram da ideia, mas rejeitaram a série.

Em 9 de abril de 2010, os co-criadores da série, Richard Correll e Barry O'Brien, colocaram uma ação contra a Disney, por 5 milhões de dólares em lucros do show. Correll e O'Brien afirmam que foram tirados os seus lucros e os bônus percentuais pré-negociados, baseado em seus negócios e nos requisitos dados para os escritores, que receberiam os créditos de "criado por". Correll, que também dirigiu vários episódios da série, também afirma que foi injustamente denunciado e banido pela Disney após prestar depoimento no âmbito de uma arbitragem. Um porta-voz da emissora diz que a Disney está se recusando a comentar o fato. Michael Poryes, o terceiro criador, processou a Disney por motivos semelhantes, em outubro de 2008.[20]

Referências

  1. a b [1]
  2. Governo dos Estados Unidos, Federal Communications Commission, FCC 398, Children's Television Programming Report, Report reflects information for the filing period ending: 03/31/2009 Filed on: 04/10/2009 [2]Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine. [em linha]
  3. «The 59th Primetime Emmy Awards and Creative Arts Emmy Awards Nominees». Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 31 de julho de 2007 
  4. «Nominations: Official Primetime Emmy Award Nominations 2010». Academy of Television Arts & Sciences. 8 de julho de 2010. Consultado em 8 de julho de 2010 
  5. Miley Cyrus quitting 'Hannah'
  6. «Disney Channel: Hannah Montana with Miley Cyrus is Now Over, last day of filming.». BSC Kids. 14 de maio de 2010. Consultado em 15 de maio de 2010 
  7. «Disney Channel Renews Hannah with a Change, Sonny with a Chance». TV Guide. 1 de junho de 2009. Consultado em 2 de junho de 2009 
  8. «Miley Cyrus Coming Back as 'Hannah Montana'». Entertainment Tonight. 1 de junho de 2009. Consultado em 2 de junho de 2009 ;
    Patti McTeague (1 de junho de 2009). «Disney Channel Orders Fourth Season Of Worldwide Smash Hit "Hannah Montana"» (DOC). Disney Channel Media Net. Consultado em 2 de junho de 2009 
  9. «JoJo Feature Story». Santa Monica Report. Consultado em 7 de fevereiro de 2007. Arquivado do original em 30 de setembro de 2007 
  10. Disney Launches Hannah Montana Products Arquivado em 28 de setembro de 2007, no Wayback Machine. URL accessed 26-12-2006
  11. Bite me, Barbie! Disney's Hannah Montana takes over as most wanted toy BY NICOLE LYN PESCE (19-11-2007) Daily News
  12. Teen queen is global brand by Stephen Armstrong 21/05/2009 (accessed 24-06-2009)
  13. Karl Taro Greenfeld, "How Mickey Got His Groove Back, " Condé Nast Portfolio, Maio de 2008, 126–131 & 150.
  14. Anna Dimond (5 de fevereiro de 2008). «Miley Cyrus and Disney to make Hannah Montana movie – Today's News: Our Take». TV Guide.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2008 
  15. «Filming For Hannah Montana Movie Starts In Columbia». News Channel 5. 19 de maio de 2008. Consultado em 26 de maio de 2008. Arquivado do original em 14 de janeiro de 2009 
  16. «Production On 'Hannah Montana: The Movie' Is Underway». News4Jax. 24 de maio de 2008. Consultado em 24 de maio de 2008. Arquivado do original em 28 de maio de 2008 
  17. «NewsChannel 5.com – Nashville, Tennessee – 'Hannah Montana' Film Scenes Shot In Cool Springs Mall». NewsChannel 5. 28 de maio de 2008. Consultado em 28 de maio de 2008. Arquivado do original em 29 de maio de 2008 
  18. «Hannah Montana Film Scenes Shot In Cool Springs Mall». News Channel 5. 28 de maio de 2008. Consultado em 28 de maio de 2008. Arquivado do original em 29 de maio de 2008 
  19. a b «Miley Mania – TFK Kid Reporter Yunhee Hyun talks with Miley Cyrus about her new CD, Breakout». Time for Kids. Consultado em 29 de julho de 2008 
  20. 'Hannah Montana' creators sue Disney for profits Arquivado em 13 de abril de 2010, no Wayback Machine. By Matthew Belloni of The Hollywood Reporter, 9-04-2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Hannah Montana:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata