Robert Behnken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Robert Behnken

Robert Behnken
Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 28 de Julho de 1970 (44 anos)
Creve Coeur, EUA
Tempo no espaço 16 d 02 h 58 min
Missões STS-123, STS-130
Insígnia
da missão
Insígnia STS-123 Insígnia STS-130

Robert Louis Behnken (Creve Coeur, 28 de julho de 1970) é uma astronauta norte-americano.

Oficial da Aeronáutica, após sua graduação ele inicialmente trabalhou na Flórida como engenheiro no desenvolvimento de novos sistemas de municiamento, transferindo-se em seguida para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, para fazer o curso de engenheiro de vôo da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos. Após a graduação ele continuou em Edwards como integrante da equipe responsável pelo desenvolvimento do novo caça-bombardeiro norte-americano, o F-22 Raptor, atuando como engenheiro-chefe de ensaio em vôo e diretor de projetos especiais relativos ao novo caça.

Em apoio aos programas de testes do novo F-22, Behnken também voou em jatos F-15 e F-16, acumulando um total de 800 horas de vôo em diferentes tipos de aeronaves.

Em 2000 ele foi selecionado para o programa de candidatos a astronautas na NASA e após dezoito meses de treinamento e avaliação,foi designado para funções de apoio às operações de decolagem a aterrissagem do ônibus espacial no Kennedy Space Center.

Em março de 2003 Behnken foi pela primeira vez ao espaço como integrante da tripulação da missão STS-123 da nave Endeavour à Estação Espacial Internacional, retornando em fevereiro de 2010 como especialista de missão da STS-130.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]