Robert Ford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Ford
Robert Ford
Nome Robert Newton Ford
Data de nascimento 31 de janeiro de 1862
Local de nascimento Estados Unidos
Data de morte 8 de junho de 1892 (30 anos)
Local de morte Creede, Colorado
Nacionalidade(s) estadunidense
Situação morto

Robert Newton "Bob" Ford (Condado de Ray, 31 de janeiro de 1862 - Creede, 8 de junho de 1892) foi um criminoso americano, mais conhecido por matar seu líder de gangue Jesse James em 1882. Ford foi morto por Edward O'Kelley com um tiro de espingarda.[1] Ele foi enterrado em Creede e depois enterrado no Cemitério de Ray Richmond County, com a frase "O homem que matou Jesse James" escrita em sua lápide.

Após a morte de Jesse James[editar | editar código-fonte]

Após ter assassinado Jesse James, este foi buscar a recompensa, mas esta lhe foi negada, e ele foi acusado de homicídio, mas logo foi absolvido. Depois ficou alguns anos ganhando dinheiro viajando em turnês pelos Estados Unidos tirando fotos com o público sob a campanha "Tire uma Foto com o Homem que Matou Jesse James" e encenando em teatros o momento em que assassinou Jesse.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Em 26 de dezembro de 1889, Robert Ford sobreviveu a uma tentativa de assassinato por um homem em um bar em Kansas City (Kansas).[2] Anos após, abriu um bar em Walsenberg, no estado de Colorado. Quando a prata foi descoberta em Creede, Ford se mudou para lá e em 29 de maio de 1892, abriu novamente um bar. Seis dias depois, houve um incêndio local e Robert manteve o bar como uma tenda.

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 8 de junho de 1892, Edward O'Kelley entrou na barraca com uma espingarda de cano duplo e de acordo com as testemunhas no local, ele disse "Olá, Bob", e ao se virar para ver quem era, deu dois tiros na garganta de Robert, que morreu instantaneamente.

Referências

  1. Ries, Judith: Ed O'Kelley: The Man Who Murdered Jesse James' Murderer, Stewart Printing and Publishing Co., Marble Hill, Missouri, 1994. ISBN 0-934426-61-9.
  2. «Bob Ford's Narrow Escape. An Admirer Of Jesse James Tries To Cut His Throat.» (PDF). The New York Times. 27 de dezembro de 1889. Consultado em 9 de dezembro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre criminosos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.