Robert Novak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Novak
Robert Novak
Nascimento 26 de fevereiro de 1931
Joliet
Morte 18 de agosto de 2009 (78 anos)
Washington, D.C.
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação colunista, jornalista, empresário, político
Religião catolicismo
Causa da morte Câncer cerebral

Robert David Sanders Novak (Joliet, 26 de fevereiro de 1931 — Washington, D.C., 18 de agosto de 2009) foi um comentador político conservador norte-americano, sendo também uma figura política nacional. Durante a sua longa carreira, Bobo Novak converteu-se num conhecido colunista, (escrevendo "Inside Report" desde 1963) e numa figura televisiva (aparecendo em muitos programas da CNN, sendo os mais relevantes The Capital Gang, Crossfire, e Evans, Novak, Hunt, and Shields).

Novak nasceu numa família judia em Joliet, Illinois. Estudou na Universidade do Illinois at Urbana-Champaign de 1948 a 1952, graduando-se em Artes. Foi membro da Fraternidade Alpha Epsilon Pi. A carreira jornalística de Novak começou quando escreveu para o Joliet Herald-News, The Daily Illini, e The Champaign-Urbana Courier nesses anos de faculdade.

Novak era membro do Partido Democrata embora tivesse uma linha mais conservadora do que a maioria dos colegas de partido.

A polémica estalada em 2003 do caso CIA-gate envolveu a revelação por Novak da identidade secreta da espia da CIA Valerie Plame.

Referências