Robert Shapiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Robert Shapiro (28 de Novembro de 1935 - 15 de Junho de 2011, Nova York). Químico norte-americano, recebeu seu PhD em química orgânica da Universidade de Harvard, tendo como orientador o laureado pelo prêmio Nobel R.B. Woodward. É conhecido por suas ideias controvertidas a respeito da origem da vida [1]. Opõe-se à ideia do mundo do RNA, sustentando que a emergência espontânea de uma molécula tão complexa como o RNA é altamente improvável. em seu lugar propõe que a vida surgiu a partir de reações autossustentadas e compartimentalizadas envolvendo moléculas simples: o "metabolismo primeiro", e não o "RNA primeiro" [2]. Declara que, em seu ponto de vista, a vida é uma consequência normal das lei da natureza e potencialmente comum no universo [3].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Shapiro, R. (1986). "Origens. A criação da vida na Terra - um guia para o céptico", Gradiva, Lisboa, 1986 (tradução de J. Buescu do original inglês "Origins. A Skeptics guide to the creation of life on Earth", Summit Books, 1986).
  2. Shapiro, R. (2007). Uma origem mais simples da vida. Scientific American (Brasil) 6 (62), 36-43.
  3. Alvin Powell, NYU chemist Robert Shapiro decries RNA-first possibility Arquivado em 27 de outubro de 2008, no Wayback Machine., Harvard University Gazette, 23 October 2008

Ligações externas.[editar | editar código-fonte]