Robert Stephenson and Hawthorns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EE VFFLB, primeira locomotiva diesel-elétrica a rodar no Brasil.

Robert Stephenson and Hawthorns Ltd (RSH) foi um fabricante de locomotivas do Nordeste da Inglaterra. A companhia foi formada em setembro de 1937 quando a empresa Robert Stephenson and Company, baseada em Darlington assumiu o departamento de produção de locomotivas da Hawthorn Leslie and Company, com sede em Newcastle.

Em 1938 a RSH adquire a projetos, desenhos e acervo da Kitson and Company em Leeds. A numeração das locomotivas da RSH, começou em 6939, sendo este o primeiro número após a soma total das locomotivas construídas por Robert Stephenson & Co. e Hawthorn Leslie.

Em 1938 foi a responsável pelo fornecimento da parte mecânica da primeira locomotiva diesel-elétrica que circulou no Brasil, foram construídas três locomotivas em conjunto com a English Electric para a VFFLB que foram montadas nas oficinas de Alagoinhas.

RSH tornou-se parte de English Electric em 1955, sendo a fabrica de Newcastle fechada em 1961 e a da Darlington em 1964.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A Hawthorn Leslie and Company cujo nome official era R. & W. Hawthorn Leslie and Company, Limited, foi formada pela fusão R. and W. Hawthorn construtora de materiais ferroviários e da A. Leslie and Company, fabricante de navios em 1870. O estaleiro que outrora pertenceu a Hawthorn Leslie and Company, hoje fazer parte do grupo do A&P Group.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  • Industrial Railway Society: Varias publicações.