Roberto Ferruzzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roberto Ferruzzi
Roberto Ferruzzi
A Madoninha
Nome completo Roberto Ferruzzi
Nascimento 16 de dezembro de 1853
Šibenik, Dalmácia
Império Austríaco
Morte 16 de fevereiro de 1934 (80 anos)
Veneza,  Itália
Nacionalidade italiano
Área Pintura, desenho
Formação Autodidata

Roberto Ferruzzi (Šibenik, Dalmácia, 16 de dezembro de 1853Veneza, 16 de fevereiro de 1934[1]) foi um pintor autodidata italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Roberto Ferruzzi nasceu em 1853, em Šibenik, na Dalmácia, que na altura fazia parte do Império Austríaco. Seus pais eram italianos. Com quatro anos de idade, mudou-se com a família para Veneza, onde começou os seus estudos. Depois da morte do pai, que era advogado, voltou para a Dalmácia, onde vive até aos 14 anos de idade e estudou os clássicos e a pintura como autodidata.

Em seguida, mudou-se para Luvigliano, bairro de Torreglia, onde começou a pintar as suas obras mais famosas, entre as quais La Madonnina (A Madoninha).

Ferruzzi morreu em 16 de fevereiro de 1934, em Veneza, e está enterrado no pequeno cemitério de Luvigliano, num túmulo próximo ao de sua esposa Ester Sorgato e de sua filha Mariska.

Tem dois descendentes com seu mesmo nome: seu filho Roberto (Bobo), pintor de telas lagunares, e seu neto Roberto (Robi), estudioso de belas artes e antiquário.

A Madoninha[editar | editar código-fonte]

A Madonnina é a pintura mais conhecida de Ferruzzi, com a qual ganhou a segunda Bienal de Veneza em 1897. Ele quis representar a maternidade, mas devido ao sucesso da tela e da ternura que exprime, o nome foi trocado de Maternità para La Madonnina. É conhecida também como Madonna con bambino, Madonna del Riposo (Madona do Descanso), delle Vie (das Ruas),[2] della Tenerezza (da Ternura), Madonnella, Zingarella (Ciganinha).

Os modelos da pintura foram a menina Angelina Cian, de 11 anos, e seu irmãzinho Giovanni, de poucos meses.[3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Roberto Ferruzzi
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.