Roberto de Pessôa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roberto de Pessôa
Dados pessoais
Nascimento 25 de fevereiro de 1910
João Pessoa
Morte 17 de setembro de 2010 (100 anos)
Rio de Janeiro
Vida militar
País  Brasil
Força Exército Brasileiro
Hierarquia General de Divisão

Roberto de Pessôa (João Pessoa, 25 de fevereiro de 1910 - Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2010) foi um General de Divisão do Exército Brasileiro considerado o Paraquedista Militar número 1 do Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João de Pessôa Oliveira e da sua mulher D. Augusta Cândida de Miranda Henriques, prima do 1º bispo e arcebispo da Paraíba, D. Adauto Aurélio de Miranda Henriques.

Ingressou na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro, a 21 de maio de 1925. Chegou ao posto de General de divisão.

Em Pernambuco, tomou posse como Secretário de Segurança Pública, no segundo governo de Agamenon Magalhães. Na década de 1960, foi diretor da Federação Paulista das Estradas de Ferro S/A (FEPASA).

Quando capitão, em 1944, concluiu o curso de Paraquedista do Exército Estadunidense em Fort Benning, nos Estados Unidos, brevetando-se como o primeiro paraquedista militar do Brasil. Graças aos seus esforços e de outros 47 militares considerados pioneiros, foi criada a Escola de Paraquedistas (atual Brigada de Infantaria Paraquedista).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.