Rocha vulcânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Rocha vulcânica, é uma rocha ígnea de origem vulcânica.

É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma, é extrusiva. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões.

As rochas vulcânicas são de textura afanítica, o que significa que possuem cristais de dimensão microscópica, por isso, indistinguíveis a olho nu (podem existir excepções denominadas fenocristais). A pequena dimensão dos seus cristais deve-se ao arrefecimento abrupto, que não permite o pleno desenvolvimento cristalino.

Este arrefecimento abrupto ocorre devido à enorme diferença de temperaturas entre o ambiente superficial e o ambiente da intrusão magmática.

Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.