Rockwell Arena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

SOFTWARE ARENA[editar | editar código-fonte]

O software ARENA é um ambiente gráfico integrado de simulação, que contém todos os recursos para modelagem de processos, desenho & animação, análise estatística e análise de resultados. Ele foi desenvolvido pela empresa Rockwell Automation. Atualmente está em sua 13.9 versão.

Não é necessário escrever nenhuma linha de código no software ARENA, pois todo o processo de criação do modelo de simulação é gráfico e visual, e de maneira integrada, porém há a possibilidade de escrita de código como alternativa ao modo gráfico.

Entre as diversas bibliotecas do programa, existem as bibliotecas "Blocks" e "Elements" que trabalham em conjunto. Cada bloco da biblioteca "Blocks" tem uma função específica (criar e destruir entidades, regras de gestão, mudança de valor de variáveis, simulação de tempo, etc) e estes blocos geralmente têm alguma entidade ou variável associadas que são definidos pela biblioteca "Elements". Após o término da simulação, Arena envia um relário ao usuário com os resultados que ele deseja visualizar.

O software Arena permite a modelagem e simulação de diversos processos. Ele é muito utilizado para a análise de filas, de linhas de produção e também de processos industriais contínuos. Como qualquer software de simulação, ele permite prever o comportamento de algo que não existe no mundo real. Por exemplo, se uma indústria pretende fazer alguma mudança, a utilização do software Arena para modelar e simular a nova situação permite prever o comportamento futuro da usina, permitindo à validação ou mudança do projeto de modificação da indústria.

Arena é compatível com os programas da Microsoft. Isso inclui a leitura e escrita de dados em Microsoft Office Access e Microsoft Office Excel.

Versões de Arena[editar | editar código-fonte]

  • Versão básica: Versão mais simples de todas. Não contém todas as bibliotecas.
  • Versão estudante: Versão gratuita destinada aos estudantes. Não pode ser usada para fins comerciais e tem limitação no número de entidades.
  • Versão acadêmica: Versão para uso em universidades. Esta versão é paga, mas o valor é cerca de 10% do valor da versão profissional. Sua limitação é a mesma da versão profissional, porém não pode ser usada para fins comerciais.
  • Versão profissional: Versão para fins comerciais. Não possui limitação para o número de entidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]