Rocky Balboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Dezembro de 2012.

Rocky Balboa
Nome original Robert Balboa
Língua original Inglesa
Outro(s) nome(s) O Garanhão Italiano
Morada Filadélfia, Pensilvânia
 Estados Unidos
Nascimento 6 de julho de 1946
Sexo masculino
Características Um dos Maiores Boxeadores de todos os tempos
Actividade(s) boxeador (Aposentado)
Criado por Sylvester Stallone
Género(s) Artes Marciais
Primeira aparição 1976
Última aparição 2006
Causa da última aparição Aposentadoria
Interpretado por Sylvester Stallone
IMDb Rocky Balboa no IMDb
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Robert "Rocky" Balboa, Sr. (Filadélfia, 6 de Julho de 1946) é um personagem que segue carreira profissional como boxeador. Seu personagem foi vivido e criado pelo ator Sylvester Stallone.

História[editar | editar código-fonte]

Rocky Balboa era um humilde lutador de bairro, que vivia de suas discretas lutas, no início de sua carreira segundo seu treinador Mickey, Rocky era um jovem promissor mas nunca se interessou realmente em evoluir e resolveu preocupar-se com isso muitos anos depois, até receber o convite do campeão Apollo Creed. Rocky foi casado com Adrian Pennino Balboa, vivida pela atriz Talia Shire. Tem como cunhado seu melhor amigo, o problemático Paulie Pennino interpretado pelo ator Burt Young. O fruto de seu único casamento gerou um filho, Robert "Rocky" Balboa, Jr.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Assim que ganha o título de Apollo Creed, após uma revanche que ocorreu no ano de 1979, Rocky defende o título 10 vezes, sagrando-se vitorioso em todas elas. Repentinamente, surge a idéia de se aposentar. Seu treinador, Mickey Goldmill, já não está tão bem de saúde, é quando Clubber Lang, um terrível adversário, o desafia para uma luta valendo o título. Rocky não pensa duas vezes e aceita a proposta. Mickey acaba o treinando, mas justamente na noite da luta, em uma discussão entre Lang e Balboa, Mickey acaba sendo empurrado pelo rival de Rocky, tendo assim um infarto, morrendo logo após o término da luta ao lado de Rocky. Rocky acaba perdendo a luta e o título, e sabendo disso, Apollo Creed, seu antigo rival, começa a treiná-lo, e o ajuda a retomar o título de campeão. A tática de esquiva foi aprovada por Rocky, e chegou muitas vezes a confundir o adversário, que foi levado com diretos jabs e socos fortíssimos no estômago, sendo que foi nocauteado no 3º Round da luta.

Depois de ganhar a luta e retomar o título, um capitão soviético visita os Estados Unidos, enquanto a União Soviética anuncia sua entrada oficial no boxe. Com o campeão olímpico em mãos, o governo soviético deseja realizar uma luta de exibição com o campeão mundial dos pesos pesados, Rocky Balboa. Sabendo disso, Creed vai conversar com Rocky, pois ele é quem quer acabar com o soviético primeiro. Rocky concorda e na noite da luta, ao som de James Brown, Ivan Drago, o soviético é provocado por Apollo que o trata como iniciante. Drago ,enfim mostra o que sabe, o que resulta na morte de Creed. Ao fim da luta, Apollo tem um choque anafilático e os jornalistas invadem o ringue. Drago apenas diz: "Se ele morrer, morreu".

Destinado a vingar-se, Rocky é impedido pelo conselho oficial de boxe de lutar contra Drago e vai para a Rússia treinar com Duke Evans, o antigo treinador de Apollo. Com treinamento improvisado, Rocky tem uma pesada "disciplina", e vence no último round por um belo nocaute. Depois de voltar para casa com seu cunhado Paulie, sua esposa Adrian e seu treinador Duke, Rocky se vê falido depois que seu contador rouba toda a sua fortuna.

É então, que ele decide treinar um jovem promissor, chamado Tommy Gunn, que depois de duros treinamentos conquista o título. Como o público acha que Rocky ainda é o campeão e que vivem dizendo que Tommy Gunn, é a sombra de seu mentor, seu empresário faz com que ele desafie Rocky para uma luta entre pupilo e mestre. Entretanto, a ira de Gunn minimiza o desafio a uma briga de rua. Rocky vence, e depois disso, sobe as escadarias com seu filho, e lhe dá a lendária gargantilha que ele possui.

Passados 16 anos depois do último confronto, Rocky já aposentado, é visto atualmente como um grande herói esquecido por todos. O atual campeão, Mason "The Line" Dixon, rejeitado pelo público, é visto como soberbo e pouquíssimo carismático, fazendo com que a crítica o denigra com diversas comparações. Até que em meio a tudo isso, a ESPN transmite um programa intitulado "Then vs Now", que faz a simulação de antigos pugilistas com os atuais. Até que em uma dessas simulações, um jovem Rocky Balboa luta com o atual campeão Mason Dixon. O computador diz que Rocky venceria no 13º round. Pouco demorou para que um imenso burburinho aliado a uma grande empolgação começasse ser gerado na imprensa. Atentos à imensa expectativa repecurtida, os empresários de Dixon oferecem a oportunidade para o Balboa, que apesar de um pouco relutante, não rejeita o desafio do campeão. Rocky novamente começa a treinar.

Enquanto todos dizem que Rocky perderá facilmente a luta, seu filho se irrita com as idéias malucas do pai. Entretanto, após uma tensa conversa, Robert vai até o cemitério onde sua mãe está enterrada, e pede para ficar com o pai. A luta, exibida pela HBO em Las Vegas, Nevada, traz consigo uma impressionante agitação por parte da imprensa e dos fãs. No 1º Round, Rocky sofre muito e chega a acertar apenas 13 socos, contra 69 distribuídos por Dixon. Já no 2º Round, Dixon lesiona a mão, e Rocky aproveita a chance para acertá-lo repetidamente, causando um tremendo alvoroço. Em uma luta muito disputada Rocky acaba perdendo por pontos, mas liberta a sua fera, escondida no "porão". Após uma emocionante saída do ringue, Rocky se despede do boxe para sempre, e visita a sua já falecida esposa, Adrian.

Adversários[editar | editar código-fonte]

  • Spider Rico - Vitória por nocaute (Luta em 1976)
  • Apollo Creed - Derrota por decisão dividida (Luta em 1976)
  • Apollo Creed - Vitória por nocaute (Luta em 1979)
  • Thunderlips - Empate ("wrestling" em 1982)
  • Clubber Lang - Derrota por nocaute (Luta em 1982)
  • Clubber Lang - Vitória por nocaute (Luta em 1982)
  • Ivan Drago - Vitória por nocaute (Luta em 1985)
  • Tommy Gunn - Vitória ("Briga de rua" em 1990)
  • Mason Dixon - Derrota por decisão de pontos (Luta em 2006)

Títulos[editar | editar código-fonte]

Bicampeão Mundial dos Pesos Pesados(1976, 1982)

Estilo de Luta[editar | editar código-fonte]

Nos dois primeiros filmes da série, o estilo de Rocky é focado na sua resistência sobre humana e com isso cansar o oponente, para depois atacar com poderosos golpes. Rocky não é um lutador muito habilodoso mas, sua resistência e força impressionante compensam essa deficiência. Após ser derrotado por Clubber Lang no terceiro título da série, seu antigo rival, Apollo Creed, decide treiná-lo e ensina-o seu estilo dançante característico. Rocky domina o 1º round da luta sem dificuldades mas percebe que seus socos pouco estão afetando seu adversário e então decide cansá-lo, deixando-se acertar, esta estratégia não agrada nem um pouco a Creed que irrita-se e manda-o voltar ao estilo de esquiva. Rocky porém, volta a receber socos e quando já esta machucado e seu adversário encontra-se exausto, Balboa passa a esquivar-se rapidamente e com uma incrível sequência de socos nocauteia Lang e retoma seu título de campeão mundial. No 4º título da série, Balboa mantem um pouco do estilo dançante de Creed e isto ajuda-o a vencer o Russo Ivan Drago.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Rocky Balboa enfrentou temidos adversários durante toda a sua carreira, e sofreu bastante para vencer a todos os desafios. E é exatamente a prova universal que o filme traz: "Acredite em si mesmo e você prosperará". Ao longo dos anos, o filme original tornou-se um dos maiores sucessos conquistados até hoje. A carreira do personagem mostra intensamente o desejo de sonhar e acreditar que o coração pode sobrepor os punhos, criando uma sedutora perspectiva de perseverança. A Patada do Sul mais conhecido pela canhota forte que tinha estima-se que o poder do seu soco gerava na época,302,7 kg uma verdadeira tijolada onde acertava. Seu Cartel foi de 82 lutas sendo 57 vitórias, 1 empate e 24 derrotas.

Games[editar | editar código-fonte]

A história de Rocky teve até agora apenas quatro games lançados: Rocky, para o já aposentado Master System da Sega, Rocky (Nintendo Game Boy Advanced), Rocky Legends (Playstation 2 da Sony, Nintendo Game Cube e Xbox da Microsoft) e outro com o nome do 6º filme da série Rocky Balboa, produzido para PlayStation 2 e PSP (Ambos da Sony).

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Rocky Balboa