Rodes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marina de Rodes.

Rodes (em grego: Ρόδος, transl. Ródos) é a maior das ilhas do Dodecaneso, situadas no Egeu e que integram o território administrado pela Grécia. Famosa devido ao Colosso de Rodes, estátua considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, é Patrimônio Histórico da Humanidade. A ilha tem cerca de 1398 km2 e uma população de aproximadamente 82 mil habitantes.

Mitologia grega[editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes da ilha se chamavam telquines, e eram filhos de Tálassa[1] . Reia deixou o bebê Posêidon aos cuidados dos telchines e de Cafeira, filha de Oceano[1] .

Quando Posêidon cresceu, ele se apaixonou por Hália, irmã dos telquines, e eles tiveram seis filhos e uma filha, chamada Rode, que deu nome à ilha[2] .

Outras mitologias[editar | editar código-fonte]

Alguns eruditos dizem que os primitivos habitantes das ilhas Rodes, ou os fundadores, seriam os descendentes de Rodanim (ou Dodanim), filho de Javã. (Ancestral dos Gregos)

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rodes

Referências

  1. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro V, 55.1
  2. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro V, 55.4
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.