Rodolfo da Áustria (1788-1831)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
Rodolfo de Habsburgo
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo de Olomouc

Título

Cardeal-presbítero de San Pietro in Montorio
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 29 de agosto de 1819
Ordenação Episcopal 26 de setembro de 1819 por Sigismund Anton Hohenwart[1]
Nomeado Arcebispo 24 de março de 1819[2]
Cardinalato
Criação 4 de junho de 1819 por Papa Pio VII[2]
Brasão
Coat of arms of Rudolf, Cardinal and Archbishop of Olomouc.jpg
Lema ET IN MINIMIS INTEGER
Dados Pessoais
Nascimento Pisa, Itália
8 de maio de 1788
Falecimento Baden, Áustria
24 de julho de 1831 (43 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Rudolf Johannes Joseph Rainier von Habsburg-Lothringen (Pisa, Itália, 8 de janeiro de 1788Baden, 24 de julho de 1831) foi um arquiduque e príncipe imperial da Áustria, príncipe da Hungria, arcebispo e cardeal de Olomouc, membro da Casa de Habsburgo-Lorena, e protetor do músico Ludwig van Beethoven.

Foi o filho mais novo do imperador Leopoldo II e de Maria Luísa da Espanha. Nomeado arcebispo de Olomouc em 24 de março de 1819 e cardeal de San Pietro in Montorio pelo Papa Pio VII em 4 de junho do mesmo ano. Olomouc faz parte hoje da República Checa, mas na época pertencia ao Império Austríaco.

A partir de 1803 começou a receber lições de piano e composição de Beethoven, com quem fez amizade. Rudolf converteu-se em protetor do músico, que continuou a ver até 1824. Beethoven dedicou-lhe 14 composições, incluindo o Trio Arquiduque, o Concerto Imperador, a Missa Solemnis e a Sonata para piano n.º 32.[3] Por seu lado, Rudolf dedicou a Beethoven uma das suas próprias composições. A correspondência que se estabeleceu entre ambos está presentemente na Gesellschaft der Musikfreunde, em Viena.

Em 1823-24 foi um dos 50 compositores que compuseram variações sobre uma valsa de Anton Diabelli para o Vaterländischer Künstlerverein, uma obra coletiva que reuniu os maiores compositores austríacos ou ligados à Áustria de então. No caso de Rudolf, a música (variação 40) foi publicada anonimamente, como "S.R.D" (de Serenissimus Rudolfus Dux).

Faleceu em Baden aos 43 anos e foi sepultado na Cripta Imperial de Viena. O seu coração foi depositado na Catedral de São Venceslau em Olomouc.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]