Rodolphe Seeldrayers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rodolphe Seeldrayers
Rodolphe Seeldrayers
3º Presidente da Real Associação Belga de Futebol
Período 1904
até 1906
Antecessor(a) Joseph d'Oultremont
Sucessor(a) Oscar Van Keesbeeck
Presidente da FIFA
Período 21 de junho de 1954
até 7 de outubro de 1955
Antecessor(a) Jules Rimet
Sucessor(a) Arthur Drewry
Dados pessoais
Nome completo Rodolphe William Seeldrayers
Nascimento 16 de dezembro de 1876
Düsseldorf, Província do Reno, Prússia, Império Alemão
Morte 7 de outubro de 1955 (78 anos)
Bruxelas, Bélgica
Nacionalidade belga
Profissão advogado e dirigente esportivo

Rodolphe William Seeldrayers (Düsseldorf, 16 de dezembro de 1876Bruxelas, 7 de outubro de 1955) foi um advogado e dirigente esportivo belga nascido na Alemanha, ligado à FIFA, sendo presidente da entidade entre 1954 e 1955.

Seeldrayers trabalhava em Bruxelas, capital da Bélgica, onde fixou residência até o seu falecimento, no dia 7 de outubro de 1955.

Em sua juventude, foi um esportista de sucesso, conquistado o Campeonato Belga com time da sua cidade, o Racing, que anos mais tarde, seria o presidente do clube.

Posteriormente, tornou-se administrador esportivo e ajudou a fundar a Federação Belga de Futebol, além de fazer parte do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Na FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), foi vice-presidente por 27 anos antes de suceder em 1954, o pai da Copa do Mundo, Jules Rimet, considerado por muitos um grande amigo de Rodolphe. Assim, tornou-se o quarto presidente da Federação.

Estava na presidência durante a Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Também presidiu as comemorações do 50º aniversário da entidade no mesmo ano.

Seu mandato se encerrou devido sua morte, em 1955. Então, o inglês Arthur Drewry, assumiu o posto da entidade máxima do futebol.

ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.