Rodotrem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rodotrem na Austrália

Rodotrem é um tipo de caminhão que se enquadra na categoria de combinação veicular rodoviária. É composto por um cavalo mecânico e dois ou mais semirreboques. A parte dianteira do primeiro semi-reboque apoia-se sobre o cavalo mecânico, ao passo que o segundo (e os demais) apoia-se sobre um dolly, funcionando como um reboque. São usados para deslocar grandes quantidades de cargas, quando o tempo de deslocamento não é fator limitante. Dentre os diversos países onde são usados pode-se citar: Austrália, Brasil, Estados Unidos e México.

Na Austrália não existe limite de peso bruto total combinado (PBTC), nem de comprimento. Na maioria dos casos usa-se neste país composições com 80 a 120 toneladas. Na língua inglesa são denominados road train.

No Brasil o limite de PBTC é de 74 toneladas, com comprimento entre 25 e 30 metros, necessitando de autorização especial de trânsito (AET). É obrigatório, no Brasil, para a tração deste tipo de composição o uso de cavalo mecânico com tração nos dois eixos posteriores (tração 6 x 4). A potência mínima para operar com 74 toneladas deve ser de 444 CV, visto que o mínimo exigido para veículos de carga é de 6 CV por tonelada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rodotrem