Rodrigo Damiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rodrigo Z. Damiano (1977) é biólogo e documentarista de natureza, formado pela Universidade Federal de São Carlos. Começou fotografar com o incentivo do amigo Haroldo Palo Jr., hoje considerado como uns dos melhores documentaristas de natureza. Suas imagens conciliam técnica e detalhes, explorando principalmente retratos, closes e a macrofotografia. Atualmente possui um banco de imagens de aproximadamente 1 milhão de imagens, tiradas em diversos ecossistemas.

Suas imagens podem ser visualizadas no maior banco de imagem de natureza do brasil, onde está reunido os maiores documentaristas de natureza brasileira. APOANNA, constando com milhares de imagens, VIDEO e FOTOGRAFIA, para comércio editorial ou publicitário. O documentarista também pode ser visto no seu portifólio.

Foi o primeiro documentarista a registrar filhotes de Tapaculo-de-colarinho Melanopareia torquata, [1]ave endêmica do cerrado, encontrada no sul do Pará, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, de São Paulo à Bolívia e extremo nordeste do Paraguai. Essa espécie está na categoria “em perigo”, na lista dos animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo. Habita os campos cerrados, com maior população nos cerrados ralos, savanas ricas em cupinzeiros e campos sujos.

As imagens foram realizadas na Estação Ecológica de Itirapina, localizada a 230 km de São Paulo, onde foram encontrados dois ninhos de Tapaculo-de-colarinho documentados até os filhotes abandonarem o ninho. Nessas áreas, o Tapaculo-de-colarinho, assim como muitas espécies de sub-bosque desaparecem devido à relativa sensibilidade às alterações do habitat. Para captação das imagens, o documentarista demorou semanas, submetido a chuvas, insetos e condições desfavoráveis. Utilizou de técnicas e equipamentos diversos (telemetria, GPS, playback e lentes de grande alcance), além de esconderijos, a ave de pequeno porte e de difícil aparição, foi captada com grande sucesso. Todo esforço é recompensado pelas imagens inéditas desta espécie.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Primeiro registro fotográfico do desenvolvimento de ninhegos de tapaculo-de-colarinho (Melanopareia torquata) (Aves: Melanopareiidae).[2]