Rodrigues (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rodrigues
Ilha Rodrigues
Bandeira da Ilha Rodrigues
Blason-vide-3D.svg
Bandeira

Localização

Localização da Ilha Rodrigues
Capital Port Mathurin
Língua oficial crioulo
Governo Dependência da Maurícia
Área  
 - Total 109 km² 
População  
  40000 hab. 
Moeda Rupia da Maurícia (MUR)


Rodrigues é uma ilha de origem volcânica localizada no Arquipélago de Mascarenhas, no Oceano Índico. Integrada na República da Maurícia, a Ilha Rodrigues tornou-se uma região autónoma o 12 de Outubro de 2002.

A ilha fica a 560 km a Leste das costas da Maurícia, e apresenta uma superfície de 109 quilómetros quadrados, com 18 quilómetros de comprimento e 8 de largura, estando rodeada por uma vasto recife, cuja área é duas vezes superior à ocupada pelas terras emergidas.

Em 1996, a população rondava as 35.000 pessoas, principalmente de origem africana e francesa, e de fé cristã (95%). A língua oficial é o inglês, no entanto, continua a ser pouco utilizado fora dos estabelecimentos de ensino, sendo o crioulo local a língua principal, seguido pelo francês que é falado por uma grande maioria da população. As principais indústrias são a pesca, agricultura e turismo.

A ilha foi descoberta em 1528 por Diogo Rodrigues, piloto de Afonso de Albuquerque, quando regressava a Portugal numa frota sob o comando de Pedro Mascarenhas. As ilhas Mascarenhas eram já conhecidas dos navegadores árabes, mas nunca antes tinham sido colocadas num mapa.

Os holandeses e os portugueses utilizavam a ilha somente como ponto de reabastecimento em água e tartarugas gigantes para as armadas a caminho da Indonésia e da Índia, respetivamente.

Em 1691, o explorador francês François Leguat e os seus companheiros estabeleceram-se na ilha durante dois anos antes de regressarem para a Ilha Maurícia.

O Século XVIII foi marcado pela colonização francesa da Maurícia, Reunião e Rodrigues. A Companhia Francesa das Índias Orientais administrava diretamente a ilha desde Maurícia, e enviaram colonos, juntamente com índios e escravos africanos e madagascarenses.

Em 1809, em plenas Guerras Napoleónicas, a frota britânica desembarcou na Maurícia com a intenção de tomar posse da ilha. Após a conquista britânica, a administração da Rodrigues passou a mão dos ingleses, até à independência da República da Maurícia em 1968.

Na ocasião do referêndum sobre a independência da Maurícia, mais de 97% dos habitantes de Rodrigues expressaram-se em contra, mas representavam uma minoria e a independência da República da Ilha Maurícia foi proclamada o 12 de Março de 1968 sem haver cisão territorial do arquipélago.

A capital da Rodrigues é Port Mathurin.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Distritos e dependências da Maurícia Bandeira da Maurícia
Distritos
Black River | Flacq | Grand Port | Moka | Pamplemousses | Plaines Wilhems | Port Louis | Rivière du Rempart | Savanne
Dependências
Agalega | Cargados Carajos | Rodrigues