Roger Edens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Roger Edens
Nome completo Roger Edens
Nascimento 09 de novembro de 1905
Hillsboro, Texas
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 13 de julho de 1970 (64 anos)
Los Angeles, Califórnia,
 Estados Unidos
Ocupação Músico
Atividade 1932 - 1970
Oscares da Academia
Melhor Banda Sonora
1949 - Desfile de Páscoa
1950 - Um Dia em Nova Iorque
1951 - Annie Get Your Gun
IMDb: (inglês)

Roger Edens (9 de novembro de 1905 - 13 de julho de 1970) foi um compositor de Hollywood, arranjador e produtor associado, e é considerado uma das grandes figuras criativas na produção de musicais da Metro-Goldwyn-Mayer , durante a era de ouro de Hollywood.

Edens nasceu em Hillsboro, Texas. Seus pais eram descendentes de escoceses e irlandeses. Ele trabalhou como acompanhante de piano para os dançarinos de salão antes de ir trabalhar como compositor da Broadway . Ele foi para Hollywood em 1932, juntamente com sua protegida Ethel Merman ,fazendo composições e arranjos para seus filmes na Paramount . Em 1935, passou a trabalhar para a Metro-Goldwyn-Mayer como supervisor musical e compositor ocasional e arranjador, trabalhando com músicas para Judy Garland . Ele também apareceu junto a Eleanor Powell como personagem coadjuvante em Melodia da Broadway de 1936.

Foi indicado 8 vezes ao Oscar de melhor banda sonora, tendo conquistado três prêmios em três anos seguidos: 1949, 1950 e 1951 respetivamente. Era homossexual, tendo chegado a viver com outro homem sob o mesmo teto na época em que trabalhava com Judy Garland.

Edens veio a falecer aos 64 anos em 13 de julho de 1970, em Los Angeles, Califórnia, vitimado por câncer.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]