Rolieiro-de-peito-lilás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRolieiro-de-peito-lilás
Coracias caudata

Coracias caudata
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Coraciidae
Género: Coracias
Espécie: C. caudata
Nome binomial
Coracias caudata
Lineu, 1766

O rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudata) é uma ave coraciforme do grupo dos rolieiros, que ocorre em África, da faixa entre Namíbia e Moçambique até à Etiópia. Habita bosques e savanas, estando ausente de zonas áridas.

É uma ave com cerca de 36 cm de comprimento, grande comparando com os restantes rolieiros. A sua plumagem é muito colorida e caracterizada pelas faces e peito roxo que dá o nome à espécie. O topo da cabeça é verde-claro, o dorso é castanho e a barriga azul vivo. Em vôo pode ser identificado pelas asas azuis. O rolieiro-de-peito-lilás tem uma cauda comprida com rectrizes exteriores muito longas. O bico e os olhos são negros.

O rolieiro-de-peito-lilás tem um modo de vida solitário, agrupando-se em casais na época de reprodução. Passa a maior parte do tempo posado em ramos de árvore, postes de electricidade ao longo de estradas e outros locais elevados, de onde consegue detectar possíveis presas. Estas são insectos, principalmente gafanhotos e escaravelhos, aracnídeos, e pequenos vertebrados. Quando a presa é localizada, este rolieiro realiza um vôo picado, muito rápido e geralmente bem sucedido. Os rolieiros-de-peito-lilás são atraídos por fogos naturais, para se alimentar de pequenos animais em fuga.

A época de reprodução decorre entre Agosto e Dezembro. O ninho é básico e aproveita cavidades naturais em troncos de árvore. Os rolieiros-de-peito-lilás não nidificam a menos de 6-7 metros do solo. Cada postura tem entre 2 a 4 ovos de cor branca. A incubação, cerca de três semanas, e os cuidados parentais aos juvenis, prestados durante cerca de um mês, são partilhados por ambos os sexos.

O rolieiro-de-peito-lilás é um residente comum na sua área geográfica e não se encontra em risco de extinção.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Coracias caudata. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 08.12.2007.
  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund
  • Systema Naturae ed.12 p. 160
Commons
O Commons possui multimídias sobre Rolieiro-de-peito-lilás
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Rolieiro-de-peito-lilás