Rollei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo clique aqui para inserir um tópico e evitar uma futura eliminação (não se esqueça de pôr título com wiki para o artigo).
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde abril de 2014). Ajude e colabore com a tradução.

Rollei (Pronúncia em alemão: [ˈʁɔlaɪ]) é um fabricante alemão de artigos de óptica e fabricante da série de câmeras Rolleiflex.

Fundada em 1920 por Paul Franke e Reinhold Heidecke em Braunschweig, na Baixa Saxônia, em conjunto com a Carl Zeiss e a Schneider Kreuznach rivalizam com a sueca Hasselblad.

Depois de ser comprada, em 1995, pela Samsung Techwin,[1] parte do Grupo Samsung (sul-coreano)[2] e em 2002, foi comprada por um grupo de investimento dinamarquês. Em 2005 foi dividida em duas empresas diferentes: "Rollei GmbH", em Berlim, proprietário da marca Rollei e venda de vários equipamentos OEM e "Franke & Heidecke GmbH, Feinmechanik und Optik", em Brunswick, uma fábrica de equipamentos.

No início de 2009, Franke & Heidecke GmbH, Feinmechanik und Optik declarou-se insolvente.[3]

Atualmente as câmeras de médio formato Rolleiflex, Rollei 35 e Rolleivision projetores de slides estão sendo produzidos por AQS Fototechnik - uma empresa fundada por Rolf Daus, Hans Hartje e Frank Will, ex-funcionários Franke & Heidecke.[4] DHW Fototechnik apresentou duas novas câmeras Rolleiflex e um novo electronic shutter na Photokina 2012.[5]

Câmaras Rollei normalmente usam lentes Carl Zeiss ou Schneider Kreuznach, bem como lentes fabricadas pela Rollei com base em desenhos de Zeiss, e ocasionalmente, as lentes feitas por fabricantes japoneses.

Exemplos clássicos - formato médio[editar | editar código-fonte]

  • Rolleiflex 3.5F TLR, 75mm F3.5 Planar - usada por David Bailey e Diane Arbus.
  • Rolleiflex SL66 e SL66E SLR com plano da lente de ascensão e queda e habilidades excepcionais de close-up - como a usada por Brett Weston.

Exemplos clássicos - 35mm[editar | editar código-fonte]

Rollei 35 S
  • Rollei 35 Compact Original viewfinder (alemã) com 40mm F3.5 Carl Zeiss Tessar.
  • Rolleiflex SL2000 (ou 3003) SLR - primeira 35mm SLR com compartimentos permutáveis.

Exemplos modernos - formato médio[editar | editar código-fonte]

  • Rollei 6008 integral "- advanced SLR" com rápida manipulação.
  • Rollei 4.0 FW TLR com 50mm F4 Super-Angulon - reedição clássica.

Referências